Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Proposta de mudança no horário de expediente na Polícia Militar

"O militar passa o dia todo nos quartéis, de 08h30 até 18h. Chega em casa exausto! Isso porque o serviço administrativo é muito desgastante, embora muitos pensem o contrário. Nem sempre o ambiente é dos melhores. E essa necessidade de reformulação do horário administrativo vai ao encontro de todos os demais órgãos, que encerram o expediente por volta das 16h30, 17h. A PM é um dos pouquíssimos órgãos que funcionam até 18h.
O desgaste é tão grande que o militar não vê seus filhos crescerem direito, passa muito pouco tempo com a família. Estudar, então, é complicado, pois o cansaço reflete na falta de atenção e maior demora na assimilação dos conteúdos.
Aliás, ressalte que na própria PM há unidades com horário diferente. Salvo engano (nunca estive nesses locais para confirmar), a Cidade Administrativa encerra o expediente às 17h (fazem 1h de almoço), assim como algumas RPM’s ( 2 RPM era assim na época do Cel Alvear, horário de 1h de almoço. No CBMMG 08 AS 17:30).
Assim, tenho certeza que uma reformulação no horário administrativo vai beneficiar todos os militares, revertendo em elevação da qualidade de vida. Por exemplo, se houvesse a redução do horário de almoço para 1h, de forma que o expediente encerrasse às 17h, já seria um grande avanço. Outra coisa, por que não iniciarmos o expediente às 08h, ou 07h30, e sairmos às 16h ou 16h30?( Acontece no HPM) Começando mais cedo, o militar pode deixar os filhos na escola e já ir para o quartel, pegar menos trânsito na ida e na volta. Isso é qualidade de vida!
 
O que se busca, de forma alguma, não significa descumprir o expediente ou a jornada semanal que o militar deve trabalhar, apenas uma readequação dos horários, de forma que o militar tenha um ganho em sua qualidade de vida. Ele vai cumprir a mesma carga horária! Fala-se muito no que é melhor para a instituição, mas ela é composta por homens, e se eles não estiverem bem, motivados, a instituição adoece.
 Por outro lado, a própria instituição ganha com essa readequação, pois o militar mais motivado, mais disposto, produz mais. Além disso, com o horário de almoço reduzido, é uma hora a menos que os computadores ficam ligados (ninguém os desliga no almoço) e outros equipamentos elétricos, representando ganhos na redução do consumo de energia elétrica. Água também é economizada, etc.
Enfim, acho que o horário atual precisa ser revisto. Só porque um fala que “no meu tempo era assim, e vai continuar assim”, esses assuntos não podem ser tidos como dogmas, imutáveis. Aliás, tenho medo dessa expressão. Ela é a causadora de estarmos presos ao passado, em decisões tomadas nos idos de 1200 e fumaça......"

Um Pm
Fonte: Blog da Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com