Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O risco de vida na profissão policial não é merecimento da sociedade, é um dever inerente a profissão.


Servir a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida




Todo policial já fez este juramento alguma vez em sua carreira. Muitas pessoas não compreendem a amplitude de servir cidadãos que nem mesmo conhecemos e jurar que faremos isto, ainda que sacrifiquemos nossa própria vida. Mas diante da atual conjuntura da segurança pública brasileira e com o protecionismo parcial dos Direitos Humanos, destaca-se cada vez mais o seguinte questionamento: a sociedade realmente merece que o policial sacrifique sua vida?

Em todo final de curso de formação, no ápice da formatura, os policiais bradam o juramento de dedicar-se inteiramente ao serviço policial, mesmo que com o sacrifício da própria vida. Quanto a servir a sociedade a qualquer hora do dia ou da noite, de serviço, de folga, cansado, com fome, sem armamento e equipamentos adequados ou do mesmo nível que os infratores, recebendo um salário desproporcional para a complexidade da atividade desempenhada, não há nenhuma novidade. Sempre foi assim! Os policiais sempre se dedicaram de corpo e alma ao serviço, deixando em segundo plano suas próprias famílias.

O que, infelizmente, tem acontecido com uma frequência cada vez maior é o sacrifício da vida do policial em razão de sua atividade profissional. A cada dia que ligamos a televisão, lemos os jornais ou acessamos a internet, vemos em destaque que perdemos um irmão de farda assassinado covardemente. Mais quantos Neandros, Brunos, Aldas, Everaldos, Rodrigos terão que perder suas vidas para que alguma coisa mude?

No artigo Insegurança pública: o assassinato do soldado André foi a gota d'água para os policiais deixamos claro que já não aguentamos mais viver esta situação em que nem mesmo os policiais desfrutam da segurança pública pela qual eles se dedicam a oferecer a sociedade. Estamos vivenciando uma inversão de valores: a sensação de impunidade faz com que os bandidos atentem contra a vida dos policiais, com a expectativa ou quase certeza de que não haverá punição para seus atos. Um dos fatores que mais dá esta ideia de impunidade criminal é o protecionismo radical dos grupos de Direitos Humanos.

Estes grupos que deveriam defender todos as pessoas que sofrem alguma ofensa a seus direitos fundamentais, na verdade, tem uma visão um pouco deturpada de sua função. Se um policial mata um criminoso, ainda que amparado pelas excludentes de ilicitude previstas em nosso ordenamento jurídico, com certeza aparecerá um representante para exigir apuração criteriosa dos fatos, indenização e assistência de todo tipo a família do bandido. Mas se é o bandido que mata o policial, não aparece nenhum representante para exigir o mesmo tratamento para a família que perdeu seu ente querido.

 As corporações policiais tem milhares de homens e mulheres a serviço da sociedade. Não podemos aceitar que o Estado nos encare apenas como mais um número. Não somos descartáveis! Cada policial é um ser insubstituível! Temos pais, esposas e maridos, filhos, sempre haverá alguém nos esperando chegar em casa após um dia de serviço! Podemos até chegar cansados ou meio emburrados por algum stress que tivemos, mas nossos familiares não aceitam uma bandeira para colocar em cima de um caixão.

Quando avalio os riscos pelos quais os policiais passam e a valoração que parte da sociedade dá a este sacrifício; quando percebo que a lei é fraca e não existe justiça para aqueles que a transgridem; quando passo do meu horário de serviço e algum familiar me liga preocupado se está tudo bem comigo, me pego a pensar: a sociedade realmente merece que os policiais a protejam, mesmo com o sacrifício de suas próprias vidas?

E você, o que pensa sobre o tema? Seja policial ou parente de policial, seja um cidadão que se preocupa com a segurança pública em geral, deixe um comentário abaixo com sua opinião!


Fonte: Com informações do Blog do Graduado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com