Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 27 de novembro de 2010

Minas copia o Rio e também terá sua polícia pacificadora

Repressão
Prioridade será atender regiões de maior criminalidade em todo o Estado
Publicado no Jornal OTEMPO em 26/11/2010

FOTO: ERNESTO CARRIÇO / AG. O DIA

Guerra. No Rio de Janeiro, ação polícia pacificadora teria gerado a reação de criminosos que enfrentam a polícia, desde domingo
ERNESTO CARRIÇO / AG. O DIA
Guerra. No Rio de Janeiro, ação polícia pacificadora teria gerado a reação de criminosos que enfrentam a polícia, desde domingo

Os mineiros deverão conhecer, a partir do próximo ano, como funcionam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que no Rio de Janeiro são usadas na guerra entre criminosos e policiais. A reportagem de O TEMPO confirmou que no pacote de medidas anunciadas, no início desta semana, pelo Ministério da Justiça, dentro do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), está prevista a instalação de 218 postos de repressão policial em pontos de alta criminalidade no Estado.

A informação foi confirmada pelo secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira. Segundo ele, das 2.883 unidades que deverão ser instaladas em 476 municípios brasileiros, até 2014, 218 ficarão em Minas. Um investimento de R$ 1,6 bilhão previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal.

Os locais escolhidos para funcionamento das UPPs mineiras ainda estão sendo definidos. Na capital do Rio de Janeiro, onde o sistema foi inaugurado em 2008, existem atualmente 12 UPPs que atendem 36 comunidades dominadas pelo tráfico.

Em Minas, as unidades deverão ter perfil próprio, mas funcionarão com estrutura parecida ao modelo carioca. Cada posto contará com uma sede instalada em uma região de conflito e será munido de duas viaturas, duas motocicletas, uma central de videomonitoramento com dez câmeras, mobiliário e equipamentos de repressão à criminalidade. Em cada unidade haverá, pelo menos 12 policiais.

O custo de cada UPP, segundo o secretário do Pronasci, é de R$ 550 mil. Ele explicou que caberá aos Estados a contratação de policiais e, aos municípios, a cessão dos terrenos para instalação do serviço.

Segundo o secretário, a ideia é mudar o modelo de policiamento do país. O funcionamento das UPPs, disse, obedecerá critérios como regiões de maior população e, o principal, com altos índices de criminalidade. "Teremos uma polícia enraizada na comunidade, o que amplia a função de uma polícia repressora para uma polícia comunitária, o que vai propiciar uma aproximação positiva com a população".

Comunidade. Ontem, o coronel Ricardo Calixto, chefe da assessoria de Comunicação da PM mineira, informou que os postos a serem instalados no Estado terão como base a ação comunitária. Segundo ele, Minas conta atualmente com 35 unidades de ação com a comunidade, compostas por van, duas motos e quatro bicicletas, em pontos de criminalidade nas 16 regiões do Estado.

POVsPrevenção. A PM mineira também possui Postos de Observação e Vigilância (POVs). Neles, três policiais se revezam na vigilância, principalmente de áreas comerciais. Um policial fica na cabine e os outros dois circulam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com