Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prêmio melhor parlamentar, vergonhosamente somente um deputado de Minas Gerais se destacou


Eles foram distinguidos com o Prêmio Congresso em Foco em pelo menos três dos últimos quatro anos. Na próxima segunda-feira (22), receberão uma menção especial na premiação dos melhores congressistas de 2010
Paulo Negreiros
Cerimônia da edição 2009 do Prêmio Congresso em Foco. É bastante seleto o grupo dos parlamentares lembrados em todos os anos: eles são os melhores da legislatura
Edson Sardinha
A noite da próxima segunda-feira (22) será especial para 52 parlamentares federais destacados este ano como os melhores de 2010. Mas também terá um sabor especial para um seleto grupo de deputados e senadores que o Congresso em Foco homenageará como os melhores de toda a legislatura. Uma honraria para poucos. Mais precisamente, para 21 deputados federais e 13 senadores distinguidos com o Prêmio Congresso em Foco pelo menos três vezes na atual legislatura, seja na categoria principal, seja em alguma das categorias especiais.

Conforme o regulamento do prêmio, os parlamentares são indicados pelos jornalistas que cobrem as atividades da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em processo acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, parceiro do projeto desde o seu início. Cabe depois aos internautas definir a classificação final dos congressistas selecionados e os vencedores de categoriais especiais (destaques em áreas como educação, saúde, combate à corrupção etc.).

Esse grupo de 34 parlamentares corresponde a 5% de todo o Congresso. Entre eles, apenas três (os petistas Aloizio Mercadante, senador por São Paulo, Henrique Fontana, deputado pelo Rio Grande do Sul, e Antônio Carlos Biscaia, deputado pelo Rio de Janeiro) não estão entre os finalistas em 2010. Os demais vão acumular a premiação de melhores da legislatura com a de melhores do ano. O objetivo de homenagear os que mais se destacaram ao longo do mandato é valorizar quem manteve uma reconhecida sequência de boas atuações, cumprindo com correção a tarefa para a qual foi eleito.

A seleção dos melhores reúne representantes de dez partidos políticos, de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. O PT, com dez congressistas, e o PSDB, com cinco, são as legendas que emplacaram mais nomes entre os melhores dos últimos quatro anos. O PSB e o DEM vêm logo em seguida, com quatro e três finalistas, respectivamente. PMDB, PDT, PCdoB e PV têm dois parlamentares cada. O PPS, um. O Psol é a única sigla a emplacar toda sua representação na Câmara, de três deputados, na relação dos melhores.
As bancadas estaduais com maior número de representantes são: Rio Grande do Sul e São Paulo, com seis representantes cada, e Rio de Janeiro, com quatro. Seguem Paraná e Pernambuco, com três nomes; Distrito Federal, Acre, Bahia e Espírito Santo, com dois; Amazonas, Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul, com um cada, completam a relação.

Desde que o prêmio foi criado, em 2006, 90 parlamentares (61 deputados e 29 senadores) avançaram ao menos uma vez para a segunda etapa, aquela em que o internauta define a ordem de classificação dos indicados, em alguma das categorias.
Veja a relação dos melhores parlamentares da legislatura, em ordem alfabética:
SENADORES Aloizio Mercadante (PT-SP)
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Marina Silva (PV-AC)
Marisa Serrano (PSDB-MS)
Renato Casagrande (PSB-ES)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Tião Viana (PT-AC)
DEPUTADOS Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)
Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Dr. Rosinha (PT-PR)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Flávio Dino (PCdoB-MA)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Henrique Fontana (PT-RS)
Ivan Valente (Psol-SP)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
Luciana Genro (Psol-RS)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Maria do Rosário (PT-RS)
Maurício Rands (PT-PE)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Raul Jungmann (PPS-PE)
Rita Camata (PSDB-ES)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)

Só 20 em toda a legislatura
Dos 594 deputados e senadores, apenas 20 figuraram entre os finalistas nas quatro edições do Prêmio Congresso em Foco durante a atual legislatura. O seleto clube dos congressistas mais bem avaliados pelos jornalistas ao longo de todo o atual mandato é composto por oito senadores e 12 deputados, de nove partidos políticos e 11 unidades da Federação.

Desses, porém, somente 11 ficaram entre os finalistas nas cinco edições – que inclui ainda o último ano da legislatura passada. São eles quatro senadores: Arthur Virgílio (PSDB-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Renato Casagrande (PSB-ES) e Pedro Simon (PMDB-RS). E sete deputados: Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), José Carlos Aleluia (DEM-BA), José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Luiza Erundina (PSB-SP). Na primeira edição, Casagrande concorreu ainda como deputado.

Além dos quatro senadores acima citados, outros quatro foram finalistas em todas as edições da atual legislatura em alguma das categorias do prêmio: Cristovam Buarque (PDT-DF), Demóstenes Torres (DEM-GO), Paulo Paim (PT-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). No ano passado, Jarbas concorreu na categoria de parlamentar que mais combateu a corrupção.

Também foram finalistas em quatro edições os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Aloizio Mercadante (PT-SP). Apesar de não ter sido finalista em 2007, Alvaro recebeu o troféu como senador mais assíduo em 2007. Mercadante ficou entre os melhores em 2006, 2007 e 2008. No ano passado, uma emenda do petista para liberar as campanhas eleitorais na internet foi escolhida como melhor iniciativa legislativa do Congresso, o que lhe valeu o título da categoria.

Os senadores Marina Silva (PV-AC), Tião Viana (PT-AC) e Marisa Serrano (PSDB-MS) também estão entre os melhores da legislatura. Cada um foi selecionado três vezes pelos jornalistas. Mesmo não tendo ficado entre os dez finalistas no Senado este ano, Marisa concorre na categoria de parlamentar que mais se destacou na defesa da educação, uma das seis distinções especiais deste ano.

Na Câmara, além dos sete deputados acima citados, outros cinco foram finalistas em todos os anos na atual legislatura: Flávio Dino (PCdoB-MA), Ivan Valente (Psol-SP), Luciana Genro (Psol-RS), Maria do Rosário (PT-RS) e Maurício Rands (PT-PE). Embora não figure entre os 31 deputados finalistas deste ano, Maria do Rosário disputou como uma das parlamentares que mais se destacaram na defesa da educação. Outros três deputados ficaram entre os melhores em quatro oportunidades. Uma vez na legislatura passada. É o caso de Beto Albuquerque (PSB-RS), Henrique Fontana (PT-RS) e Miro Teixeira (PDT-RJ). A relação dos deputados que mais se destacaram na legislatura é composta também por aqueles que se classificaram três vezes para a final na atual legislatura: Raul Jungmann (PPS-PE), Rita Camata (PMDB-ES), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Dr. Rosinha (PT-PR). Rosinha é finalista este ano na categoria de parlamentar que mais se empenhou na defesa da saúde no Congresso. 
O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) completa a seleção dos melhores do Congresso: indicado em 2006, 2008 e 2009, ele é coautor da proposta de emenda à Constituição que acelera o processo de divórcio. A PEC do Divórcio, também de autoria do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), concorre ao prêmio de melhor iniciativa legislativa de 2010. Os vencedores das seis categorias especiais só serão anunciados na festa de premiação.

Festa de premiação
A festa do Prêmio Congresso em Foco este ano será marcada pela premiação dos melhores parlamentares brasileiros, pela despedida da atual legislatura e pelas boas-vindas aos novos congressistas. O evento está marcado para as 20h do próximo dia 22 no Porto Vittoria, em Brasília.

Além de homenagear os melhores deputados e os melhores senadores, do ano e da legislatura, o prêmio distingue o deputado (Chico Alencar) e o senador (Cristovam Buarque) mais votados pelos jornalistas e os indicados para outras seis categorias especiais: combate à corrupção, defesa da democracia, da educação, da saúde e do meio ambiente e melhor iniciativa do Congresso.

Veja a relação dos 52 parlamentares premiados em 2010
Os nomes dos parlamentares finalistas foram submetidos à votação na internet após serem selecionados por 183 jornalistas que acompanham as atividades do Congresso. Todos os deputados e senadores pré-selecionados receberão algum tipo de premiação.
Os três mais votados em cada Casa receberão troféus. No Senado, os mais bem avaliados pelos internautas foram, em ordem decrescente: Cristovam Buarque (PDT-DF), Marina Silva (PV-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Na Câmara: Chico Alencar (Psol-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Luciana Genro (Psol-RS). Os que ficaram entre a quarta e a décima colocação receberão placas em reconhecimento por sua atuação. Os demais serão condecorados com diploma. Também são entregues placas aos vencedores das categorias especiais.
O Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras e o apoio da da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sindicato dos Jornalistas do DF, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), do Movimento +Feliz e ainda das empresas Dudu Camargo Restaurante e Marc Systems.

Leia aqui tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco


Postado: administrador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com