Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A morte das ideias políticas no Brasil

Na edição de hoje do O POVO, o leitor é levado a uma discussão que atravessa os séculos e impõe dúvidas. O que significa ser de esquerda ou de direita? No Brasil, achar diferenças é missão complicada
Desde a Revolução Francesa, no século XVIII, os termos “direita” e “esquerda” foram associados ao universo político. De lá para cá, já se passaram mais de dois séculos e a distinção entre os dois espectros ideológicos ainda suscita discussões, ganha espaço nos meios acadêmicos e permeia a linguagem política.
No Brasil, por exemplo, é uma tarefa cada vez mais árdua apontar diferenças entre esses dois campos de pensamento. Basta observar, por exemplo, os governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Um tucano, dito de direita, e uma petista, dito de esquerda. A prática política, entretanto, dissolveu as grandes diferenças. Pare para refletir sobre as políticas macroeconômicas e sociais das duas eras. Encontrou grandes discrepâncias?
Segundo especialistas, os dois posicionamentos vigoraram, de fato, até o início da ditadura militar. Depois desse período, a ideologia política teria desaparecido, dando lugar aos interesses econômicos e à dominação das massas, simplesmente.A distinção entre os dois espectros, portanto, não teria mais razão de ser. “Os partidos foram abrindo mão de suas ideologias e foram em busca somente dos votos”, ressalta o professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB), Everaldo Moraes.
Apesar disso, após a volta do pluripartidarismo no Brasil, em 1985, algumas siglas ainda ensaiaram levantar bandeiras de esquerda e de direita no País. É o caso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, que se voltaram para políticas de cunho social, enquanto o Partido da Frente Liberal (PFL) – rebatizado de Democratas (DEM) - primava pelo conservadorismo.
Cadê a direita?
Atualmente, há forte tendência entre o meio político brasileiro em se dizer de esquerda e a discussão sobre a permanência de uma direita no Brasil ganhou espaço desde as últimas eleições. Ex- PFL e herdeiro da Arena, o hoje denominado Partido Democratas (DEM), baluarte da resistência da direita no Brasil, dá sinas de definhamento depois do pleito de 2010.
A sigla sofreu uma de suas maiores derrotas em sua história nas últimas eleições e agora padece com a saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que criou o Partido Social Democrático (PSD). Que por da vez ensaia uma aproximação com o governo da petista Dilma Rousseff.
Nas próximas páginas, especialistas discutem como o Brasil chegou à atual configuração ideológica, em que se dizer de direita parece pecado, se dizer de esquerda virou moda, mas na prática não existe oposição entre os campos.
SAIBA MAIS
Partidos explicitamente da direita ideológica tornaram-se produto raro dentro do mercado político do Brasil. As legendas “liberais” praticamente desapareceram: das oito siglas com esse nome criadas após a redemocratização do país, só resta uma.A remanescente é o PSL, que agrega o nome “social” ao “liberal” e tem um deputado federal.
Os demais representantese do liberalismo decidiram trocar de nome após o fiasco eleitoral de 2006.O PL fundiu-se com o Prona no PR (Partido da República) no final daquele ano, e o PFL passou a se chamar Democratas no início de 2007. A mudança fez bem ao PR. O partido elegeu 40 deputados no ano passado, contra 23 em 2006 e 26 em 2002. Já o DEM mantém rota declinante: 105 deputados federais eleitos em 1998, 84 em 2002, 65 em 2006 e 43 em 2010.
Sem boas perspectivas, grande parte dos ex-liberais planeja seguir o prefeito Gilberto Kassab num processo de conversão maciça ao PSD. A situação inusitada faz com que pessoas de direita não encontrem representatividade nos atuais partidos. É o caso dos membros do Movimento Endireita Brasil. Filiados ao DEM, reclamam da falta de receptividade do partido às ideias de direita, liberais.
Raciocínio similar guia o capitão da PM Augusto Rosa, de Ourinhos. Ele quer fundar o Partido Militar Brasileiro, de centro-direita , posição que, segundo ele, nenhum partido representa no Brasil
O quase sumiço das legendas liberais seria resultado de um consenso social-democrata que se consolidou no país após os governos FHC e Lula. Atualmente, é praticamente inviável eleitoralmente defender abertamente bandeiras liberais, sobretudo se isso implicar cortes em gastos sociais.Significa, para muitos, ser a favor da injustiça social, da concentração de renda, da ditadura militar, das torturas e também da censura.

Ranne Almeida
ranne@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com