A Polícia Civil de Minas Gerais informou nesta terça-feira que 374 kg de dinamite e 272 detonadores foram levados pelos ladrões que assaltaram ontem a Mineração Bela Vista, em Contagem (região metropolitana de BH).
Com esse assalto, há aproximadamente uma tonelada de dinamite nas mãos de bandidos desde novembro passado, quando 420 kg foram levados de uma mineradora em Uberaba. Mais 100 kg foram roubados neste ano em mineradoras de Campo Belo e Patos de Minas.
A situação preocupa a polícia não apenas pelo arsenal que os bandidos têm em mãos para potencialmente usá-lo em roubo de caixas eletrônicos, segundo o delegado chefe do Departamento de Investigação de Crimes contra o Patrimônio, Márcio Simões Nabak. Preocupa também a grande quantidade de explosivos em poder das cerca de 600 mineradoras do Estado em "péssima" situação de segurança. Todas elas serão fiscalizadas, disse a polícia.
102 ASSALTOS
De janeiro a abril deste ano, houve 102 assaltos a caixas eletrônicos em agências bancárias e supermercados de Minas. Em todo o ano passado, foram 203.
"A segurança [nas mineradoras] é muito ruim; péssima, por sinal. Não há polícia que dê conta se as empresas não investirem em segurança. Na verdade, estão facilitando a vida dos bandidos", disse Nabak.
No assalto à mineradora de Contagem, a dinamite foi retirada de um paiol que estava trancado com cadeados. Não havia equipamentos eletrônicos de segurança e apenas um vigia desarmado tomava conta do local, segundo Nabak. O vigia nem viu quando o assalto aconteceu. Só percebeu depois.
Em nota, a Mineração Bela Vista disse cumprir "todas as condicionantes determinadas pelo Exército para o armazenamento e segurança dos explosivos por ela utilizados" e que "dispõe de vigilância particular armada".
Fonte: Jornal Floripa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada