247 – O polêmico Lobão, colunista ultraconservador de Veja, que na semana passada foi muito agressivo em críticas à presidente Dilma Rousseff (PT) durante entrevista no programa “Roda Viva”, está agora promovendo um abaixo-assinado na internet que pede a inclusão do nome do ex-presidente Lula como testemunha a ser ouvida na Comissão da Verdade.
O argumento utilizado pelo abaixo-assinado é a matéria da revista Veja que anuncia a chegada de um "livro bomba", assinado pelo delegado Romeu Tuma Júnior (defenestrado da Secretaria Nacional de Justiça em 2010, quando seu nome foi vinculado à máfia de contrabandistas chineses), mas escrito pelo jornalista Claudio Julio Tognolli, que também atuou em "50 anos a mil", do cantor e compositor Lobão. Trata-se de "Assassinato de reputações - um crime de Estado". Tuma Júnior diz que Lula foi "informante da ditadura". "Eu e o Lula vivemos juntos esse momento. Ninguém me contou. Eu vi o Lula dormir na sala do meu pai. Presenciei tudo", diz o delegado.
O texto do abaixo-assinado: “Excelentíssima Sra.Ministra Maria do Rosário, Em função das graves denúncias publicadas pela Revista Veja que dão conta da atuação do Senhor Luís Inácio Lula da Silva como informante do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante o período do Regime Militar, nós, cidadãos brasileiros, solicitamos à vossa excelência a inclusão de seu nome como testemunha a ser ouvida pela Comissão Nacional da Verdade a fim de que fique claro qual foi sua atuação naquela época tão polêmica da nossa história política”.
Lobão já assinou o documento pela internet e enviou por email o link dele pedindo o apoio das pessoas. “Concordo com este abaixo-assinado e cumpro com o dever de o fazer chegar ao maior número de pessoas”, diz no email. Pelo Twitter, o cantor também está divulgando a petição. Até o momento (15h deste domingo), a adesão tem sido pequena. Cerca de 300 pessoas assinaram o documento (disponível neste link).
Lobão, que afirmou recentemente que ele e o jornalista Reinaldo Azevedo (da Veja.com e Folha) são os verdadeiros críticos do Brasil, disse no programa Roda Viva que a presidente Dilma é completamente inapta e estúpida. Ele é também autor do Manifesto do Nada na Terra do Nunca, no qual critica o governo do PT e a figura do intelectual de esquerda. Pelo que tem dito e escrito, o cantor carioca vai se tornando uma figura quase folclórica que escreve e fala aquilo que os adversários do PT e da esquerda querem ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada