Geraldo Alckmin falou também sobre o aumento do efetivo policial no Estado
A implementação de uma nova ferramenta para denúncias criminais foi o tema da edição desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador. Geraldo Alckmin apresentou o "Web Denúncia", serviço online que amplia o serviço do já conhecido Disque Denúncia (181), que há 13 anos ajuda a polícia a salvar vidas e solucionar todos os tipos de crimes.
O serviço, pioneiro no Brasil, pode ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de mensagens enviadas de qualquer computador, tablet ou celular com serviço de internet. É possível incluir documentos como fotos, vídeos e outros elementos importantes para a investigação, que não podem ser passados numa ligação telefônica. "A pessoa faz a denúncia de forma anônima, o sigilo é absoluto e as informações que ela passa à polícia são tratadas de forma totalmente sigilosa", disse o governador.
O sistema recebe denúncias sobre sequestro, tráfico de drogas, pessoas procuradas pela Justiça, homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículos, entre outros. "É prático e rápido. No fim, a pessoa recebe uma senha e poderá, inclusive, acompanhar a apuração."
Alckmin falou da importância da colaboração da sociedade no combate ao crime. "Em 13 anos, o telefone recebeu 1,5 milhão de denúncias, todas feitas por pessoas anônimas que ajudaram a polícia a esclarecer crimes." Alckmin destacou, ainda, que a partir das denúncias foram feitas 28 mil prisões em flagrante e 5 mil fugitivos foram recapturados.
Além disso, com a ajuda do Disque Denúncia a polícia apreendeu mais de 5 mil armas ilegais, fez quase 32 mil flagrantes de tráfico de drogas, solucionou 2,2 mil casos de homicídio e resolveu 221 casos de sequestro. "São números extraordinários e fruto da participação da sociedade. Quando as pessoas participam, toda a sociedade ganha. Isto é cidadania."
O governador falou também do aumento do efetivo policial no Estado. "Nesta semana, teremos a formatura dos primeiros mil agentes de escolta e vigilância penitenciária, especialmente treinados para fazer a segurança nas remoções de presos no Estado. Esta iniciativa libera os policiais militares deste serviço e reforça a segurança nas ruas", contou. Alckmin disse ainda que, só na PM, foram 10.673 soldados contratados desde 2011.
Ao final do programa, Alckmin reforçou que o telefone do Disque Denúncia é o 181. E o endereço do Web Denúncia é www.webdenuncia.org.br. Os serviços funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e a denúncia é completamente anônima.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada