Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 10 de abril de 2011

Obsessão pela segurança pública

A trágica incursão do atirador de escola no Realengo (Rio de Janeiro), que resultou na morte de 12 crianças e várias delas feridas, provocou uma fúria legiferante no Congresso. Os parlamentares desarquivaram projetos e como criaram novas propostas para elevar a segurança pública. Tal fenômeno ocorre quando um crime brutal causa impacto na opinião pública. Caso famoso ocorreu em fevereiro de 2007, quando João Hélio, de 6 anos, foi arrastado pelas ruas do Rio, no lado de fora do carro, roubado de sua mãe e preso pelo cinto de segurança, por sete quilômetros. Quando os bandidos abandonaram o carro, a criança estava sem cabeça, joelhos e dedos da mão.


"Aprendemos que, quando se governa amando o Brasil (...) uma força imensa é mobilizada e todos nós avançamos juntos"

Dilma Rousseff
Presidente


Projetos

A tragédia da escola de Realengo produziu uma onda de projetos no Congresso. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) apresentou projeto criando o Save (Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência Escolar) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs que o Ministério da Educação disponha de uma Agência Federal para a Coordenação da Segurança Escolar. Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) sugeriu um período de esforço concentrado para votar propostas contra a violência. Eunício descobriu, através de um levantamento, que existem ali duas mil propostas sobre segurança pública.


Proteção às escolas

O senador cearense advertiu que a proteção às escolas de todo o País deve ser uma "preocupação nacional". Na Câmara, as Comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos constituíram uma comissão de seis deputados para acompanhar as investigações sobre o massacre na escola do Rio de Janeiro. O presidente da Comissão de Segurança, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), explica que a comissão de parlamentares designada para acompanhar aquelas investigações deverá proceder a um diagnóstico da situação. Para isso, os deputados deverão promover audiências públicas para ouvir testemunhas e especialistas e propor mudanças na legislação pertinente.


Mercado de armas

"De onde veio a arma usada pelo criminoso? Por que ainda há facilidade para uma pessoa obter arma no Brasil?" - indagou o deputado Mendonça Prado, acrescentando: "Tendo essas respostas, poderemos sugerir mudanças na lei. O certo é que esse fato nos traz diversos questionamentos". Também na Câmara tramitam cerca de duas mil propostas relativas aos problemas de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com