Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Joaquim Barbosa é uma das personalidades do ano


HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO


O jornal espanhol El País apontou Joaquim Barbosa como um dos cem líderes de destaque mundial em 2012. Segundo o periódico, a trajetória de Barbosa, que preside o Supremo Tribunal Federal, "marca um antes e um depois da história da Justiça brasileira", fazendo referência ao julgamento do mensalão. A notícia é o portal Terra.
O texto afirma ainda que o ministro "não tremeu o pulso na hora de promover duras condenações contra os que foram íntimos colaboradores de seu mentor", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e destaca sua "história de superação", de um sujeito que "tinha tudo para engrossar as estatísticas da desilgualdade no Brasil", mas chegou à presidência do STJ.
Outra personalidade jurídica que faz parte da lista é o juiz espanhol Baltazar Garzón, que em 2012 foi acusado de usurpação de competência por ignorar a lei de anistia para investigar os crimes cometidos durante a ditadura na Espanha, sob pena de ser expulso da carreira.
Garzón, ao abrir a investigação, classificou os crimes do franquismo como "crimes contra a humanidade". Segundo o Supremo Tribunal espanhol, apenas o parlamento tem autoridade para revogar a lei de anistia do país, não cabendo aos juízes tomar essa decisão.
Baltazar também foi acusado, e condenado, por ordenar escutas telefônicas entre políticos espanhóis acusados de corrupção e seus advogados. Assim, Garzón foi afastado de suas funções por 11 anos.
Outro líder brasileiro listado pela matéria é a presidente Dilma Rousseff, que, segundo o jornal, aparece em todas as listas de mulheres mais "poderosas, adminiradas e célebres do mundo" e teve, em 2012, um bom ano, ao contrário do Brasil.
Também fazem parte da lista o presidente da Colômbia, Juan Manuel Satos, o presidente da Venezuela Hugo Chávez, e a modelo brasileira Gisele Bündchen.
Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com