Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tabela: Salário x Custo de Vida das Polícias Militares Brasileiras



Editorial do Blog do Cabo Fernando: Meus amigos e seguidores militares PMs e BMs de Minas Gerais. Depois alguns elementos defensores de presidentes de nossas associações e de nossos atuais representantes políticos, entram nesse blog deixando recados dizendo que sou ingrato, que falo demais e que só fico na internet denegrindo a imagem de nossos representantes, que eu não sei agradecer "tudo" que eles fizeram por nós. Quantos mandatos os atuais presidentes de nossas associações estão a disposição das mesmas?

Começaremos pelo CSCS, o atual presidente esta no poder como tal a um mandato e meio e este ano esta iniciando mais um mandato de quatro anos, mas foi vice-presidente do falecido Valadares e foi membro do Conselho fiscal, no total vamos dizer que esta no CSCS a mais de 15 anos, de bom o que ele fez pela classe, em que o CSCS cresceu em sua gestão? 

Qual foi as mudanças de "interesse da classe" que ele fez, que eu saiba as mudanças feitas no estatuto e na estrutura da entidade foi de interesse dele próprio, de sua diretoria e de um grupinho fechado que recebe dividendos por parte da diretoria. Agora e as demais associações, quanto tempo os atuais presidentes e "outros" membros da diretoria estão a disposição das entidades? 

Será que eles ainda se lembram como se redige um BO? O que elas fizeram de importantes a seus associados, não vale dizer "laser"? E os nossos políticos, confesso que muitos avanços aconteceram e que muitos benefícios tivemos a partir de 1997, mas será que esses benefícios que tivemos acompanhou o tempo que eles estão no poder? 

Quem será que teve mais benefícios de 1997 para cá, nós militares, os presidentes de associações ou os nossos políticos? Meus amigos, eles me chamam de criador de caso e de mal agradecido, mas olhem e prestem bastante a atenção nessa pesquisa abaixo feita por um oficial da Bahia, MG é o terceiro estado em arrecadação e o 23° salário comparando com o índice de custo de vida de cada estado, ai eu pergunto, tenho ou não tenho razão em achar que não temos mais lideranças, que eles hoje trabalham para eles próprios e seus grupos isolados? Acordem meus amigos, ou voltaremos o que éramos antes de 1997.
********************************************************

De modo geral, no Brasil, a atenção salarial dada às polícias é inadequada, pela natureza do serviço e pelas necessidades sociais comuns a qualquer cidadão. Sempre se aponta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) como a “prima rica” das polícias militares, já que por lá um soldado PM recebe quase R$5.000,00. Uma questão, porém, não é levada em consideração: qual o custo de vida que um soldado PM tem nos diversos estados do país? A partir desta comparação, entre custo de vida e salário, a PMDF continua sendo a melhor paga do país?
Para promover este debate, tivemos a curiosidade de pesquisar – em fontes informais – o salário atual das polícias militares (soldados 1ª Classe) e o custo de vida de cada capital do país. Neste exercício de curiosidade, descobrimos que, certamente, a Polícia Militar de Sergipe é a PM que possui o salário mais vantajoso do Brasil, enquanto a Polícia Militar do Rio de Janeiro possui o pior salário do país. A PMDF, conforme nossos critérios, tem o 13º salário:
Provavelmente, leitores encontrarão desacertos no valor dos salários e até discordarão dos índices de custo de vida, e até mesmo da metodologia – que não é científica nem definitiva. Outras pesquisas semelhantes podem ser feitas, qualificando os resultados. Por enquanto, nosso objetivo foi alcançado: mostrar que salário é uma medida relativa, não absoluta.
 
Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Fonte: Blog do Cabo Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com