Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 26 de maio de 2013

Aécio constrói outro Aécio para 2014

Orion Teixeira
Orion Teixeira
politica@hojeemdia.com.br
 



Com a camisa pra fora, de maneira bem descontraída, um cinquentão com pinta de jovem político caminha por uma rua da histórica São João del-Rei e abraça um amigo, mais idoso, que encontra pelo caminho. Esse é o novo Aécio que o pré-candidato presidencial e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, apresentou em um dos primeiros vídeos exibidos no programa partidário na televisão.

Sozinho, brejeiro, popular, simples e mineirão compuseram o novo perfil até então pouco conhecido dos mineiros, que, após quase oito anos de governo (2003-2010), lhe deram mais de 70% de aprovação. Ao contrário de 92, quando perdeu a eleição para prefeito de Belo Horizonte, o tucano nunca explorou essa mineirice, até porque não a cultivava. Tanto é que, desde que assumiu a representação política mineira, sempre dividiu o próprio endereço em Belo Horizonte e o Rio de Janeiro sem o menor constrangimento e preocupação com os críticos. Não foi problema.

A maior pesquisa qualitativa que ele pode ter é o eleitorado mineiro e a aprovação deixada por seu governo. Em vez disso, prefere, agora, começar do zero, como se aquele patrimônio não tivesse valor. Ao contrário do que se buscou, o novo personagem parece criação de quem acha que mineiro é assim ou assado.

Pode ser um erro, mas estamos apenas no começo. A entrada em cena não foi espetaculosa, com a apresentação sua e de suas realizações como governador do Estado em um formato que passou a ideia de repetição. Nas três gravações que fez, houve pequenas diferenças de uma para outra.

Do ponto de vista político, o senador acertou na crítica ao advertir contra os riscos do retorno da inflação, cujo controle foi um dos principais legados do governo tucano de Fernando Henrique, quando apostou no Plano Real (95-2002).

O senador achou ainda um slogan atraente ao convidar os brasileiros para conversar sobre os principais problemas do país a partir do cotidiano da população. A tentativa, seguindo os conselhos do ex-presidente FH, é de aproximar o PSDB das pessoas comuns, relação da qual o ex-presidente Lula e o PT são profissionais.

Pode dar certo, embora o cidadão e eleitor gostem mais de quem lhes mostre o caminho e uma proposta consistente, o que, provavelmente, só acontecerá no programa partidário de maior tempo de televisão e durante a construção da candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com