Datafolha mostra que população quer mensaleiros presos
José Genoino é um dos quatro deputados condenados
à prisão que continuam com mandato
|
Brasília. Pesquisa do Instituto Datafolha apontou que 74% dos brasileiros querem que os réus condenados no julgamento do mensalão sejam presos imediatamente. Até mesmo entre os entrevistados que disseram ter o PT como partido de preferência, o percentual de respostas favoráveis à imediata execução das penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi alto – coincidiu com o índice geral da pesquisa de 74%.
Segundo o entendimento dos ministros da corte, as prisões dos condenados só poderão ocorrer depois que se esgotarem as possibilidades de apresentação de recursos, o que, na linguagem jurídica, recebe o nome de “processo transitado em julgado”.
Aliados. As maiores taxas de manifestações favoráveis à prisão imediata dos condenados foram apuradas entre os que declararam preferir o PV (83%), o PSDB (77%), o PT (74%) e o PMDB (74%).
Entre os que disseram considerar que os réus merecem um novo julgamento, destacaram-se os entrevistados que afirmaram ter como partidos de preferência o PTB (29%), o PSB (24%), o PMDB (19%) e o PT (18%).
Dos 38 réus julgados no processo do mensalão, 12 foram absolvidos das acusações. Dos 26 considerados culpados, 22 foram condenados a penas de prisão. Entre eles, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério e os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada