Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Polícia Militar reivindica maior efetivo em Brumadinho


Corporação aponta déficit de policiais como uma das causas do crescimento do número de homicídios no município.

A população de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte) está preocupada com o aumento da violência na região. Dados da Polícia Militar comprovam essa sensação de insegurança dos moradores, com o aumento do número de crimes violentos e de homicídios em 2014. Entre as principais causas para o problema, estão a extensão territorial do município e a falta de efetivo e infraestrutura da corporação, conforme afirmou a comandante da 215ª Companhia Especial da PM, capitã Simone Azevedo de Oliveira Prado, em audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Mina Gerais (ALMG) no município nesta quinta-feira (20/11/14).
Segundo a comandante, o número de crimes violentos saltou de 45 para 64 ocorrências, se comparados os períodos de janeiro a setembro deste ano e de 2013. Na mesma comparação, houve um aumento de 75% no número de homicídios – foram oito em 2013 e 14 neste ano. A maior parte desses crimes ocorreu no mês de janeiro. Outro importante dado revela que os finais de semana e quartas-feiras concentraram grande parte das infrações consumadas.
A comandante apresentou o trabalho que vem sendo realizado pela polícia para combater o crescimento da violência na cidade, como operações e prisões por roubo, porte de armas e posse de drogas, mas destacou que a PM sofre com a falta de efetivo, insuficiente para atender a demanda do município. “Apenas neste ano seis policiais se aposentaram, um foi transferido para outra unidade e outro, para o curso de habilitação de oficiais da Polícia Militar. Em 2015, mais três devem ser transferidos para esse curso e está prevista mais uma aposentadoria”, afirmou.
O reflexo das aposentadorias e remanejamentos, de acordo com a comandante, é o agravamento do quadro do efetivo policial, que hoje apresenta um déficit de 26 policias militares. No entanto, na impossibilidade de trabalhar com o número ideal de profissionais, ela disse se contentar com a reposição das vagas abertas pelas perdas do efetivo em 2013.
Ela também reivindicou a aquisição de duas viaturas com xadrez e a implementação de uma delegacia de plantão com o suporte necessário, de câmeras de videomonitoramento e da Guarda Municipal.
Entre os principais desafios para a segurança pública no município, ainda de acordo com a capitã Simone Prado, estão a grande extensão territorial de Brumadinho, a presença de povoados e lugarejos dispersos e o excessivo número de eventos na cidade, que demandam presença policial. Como outros fatores agravantes, ela apontou o fato de Brumadinho fazer divisa com 12 municípios e a população flutuante, atraída pelas mineradoras.
Guarda Municipal será implementada em 2015
A implantação da Guarda Municipal em Brumadinho, uma notícia aguardada há muito tempo pela população, foi confirmada pelo representante da Secretaria Municipal de Governo, Luiz Cláudio Teodoro. Como gestor da ação, ele informou que o processo de seleção está em andamento e deve ser finalizado, no mais tardar, em abril de 2015, com a contratação de 160 guardas.
Luiz Cláudio Teodoro citou outras medidas adotas pela prefeitura no combate à violência, como a implementação do gabinete de gestão integrada, com o intuito de se discutir em conjunto as ações definidas, o plano municipal de segurança pública e o projeto encaminhado à Câmara Municipal de criação do Conselho Municipal de Segurança Pública. 

As vereadoras Renata Parreiras, presidente da Câmara Municipal, e Alessandra do Brumado cobraram durante a efetivação do programa Olho Vivo, que consiste no monitoramento por câmeras de pontos estratégicos da cidade. Em resposta, o representante da Secretaria de Governo afirmou que estudos técnicos já foram encomendados para a instalação de 18 câmeras, provavelmente no mesmo período da posse da nova Guarda Municipal.

Parlamentares encaminham demandas apresentadas
Em seu pronunciamento, o deputado João Leite (PSDB) destacou já ter informado o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana, das principais reivindicações feitas em Brumadinho e obtido uma resposta positiva para a solução das demandas. Com o comandante-geral ao telefone, o deputado emprestou o celular para que a capitã Simone Prado ouvisse as orientações para que as providências fossem tomadas.
A comandante afirmou ter escutado do coronel Márcio Martins Sant'Ana o compromisso de deslocar para o município uma parcela dos soldados recém-formados pela Polícia Militar. Além disso, o comandante-geral da PM disse estar em constante contato com a Secretaria de Estado de Defesa Social para que seja autorizada a realização de novo concurso de policiais.
O deputado João Leite ainda defendeu uma política de segurança baseada na educação, prevenção, repressão e diminuição de danos (como tratamento para viciados em drogas) para a diminuição da criminalidade. A deputada Luzia Ferreira (PPS), que solicitou a audiência, mostrou-se satisfeita com o trabalho conjunto apresentado pelo Executivo municipal para o combate à violência e apresentou requerimentos para que as autoridades competentes do Governo do Estado sejam informadas e tomem providências para solucionar os problemas de efetivo e infraestrutura da PM em Brumadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com