Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Governo discutirá sete pontos sobre reforma do sistema previdenciário


Não há consenso entre auxiliares de Dilma nem entre integrantes da base aliada sobre o tema. Analistas se mantêm céticos

 Rosana Hessel
O governo não deu sinais concretos de que fará a reforma da Previdência Social para valer. Ontem, durante o Fórum de Previdência Social, apresentou uma lista com sete pontos para serem discutidos nos próximos 60 dias. Na abertura do encontro, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, avisou que o projeto ainda não está desenhado. “Não há nenhuma proposta, a priori. O que há é um conjunto de visões sobre o que nós precisamos tratar com maturidade para alcançar um resultado positivo”, disse.

	Marcelo Camargo/Agência Brasil - 6/1/15


A falta de um dado novo deixou especialistas preocupados, já que, para eles, o governo precisa de um projeto concreto para reformar o sistema previdenciário a fim de evitar um colapso nas contas públicas, que caminham para o terceiro deficit primário consecutivo neste ano. A economista Monica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, em Washington, lamentou a falta de interesse em se fazer as mudança. “Ninguém (do governo) quer chegar para o povo e dizer que existem duas alternativas. Ou eles aceitam que os benefícios precisam ser reduzidos ou, daqui a 10 anos, esse será zero”, resumiu.

Há dias, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, vem defendendo que as mudanças previdenciárias sejam graduais e que a idade mínima para a aposentadoria, de 65 anos, passe a vigorar apenas em 2026. Em seu discurso no Fórum, ele destacou que a reforma é necessária para garantir a sustentabilidade da Previdência e, assim, “melhorar as contas públicas no futuro, o que tem um impacto imediato na economia”.

Barbosa aposta que a melhora das expectativas fiscais reduz a volatilidade cambial, possibilita a queda na taxa de juros de longo prazo e incentiva o investimento e a geração de emprego. Na apresentação ao Fórum, o ministro mostrou um conjunto de sete medidas para a retomada do crescimento, mas não empolgou os presentes. Entre elas, citou a retomada do investimento público e privado em infraestrutura e a ampliação dos investimentos no setor de energia.


Berzoini chamou atenção para o desafio demográfico que o país vive, uma vez que a população está com uma expectativa de vida maior, culpou o cenário externo pela crise atual e disse que “o cenário internacional exige do governo e da sociedade reavaliar um conjunto de situações e pensar em como projetar o futuro para um novo ciclo, em outros patamares e outras perspectivas econômicas”.

Entre as propostas em discussão estão idade de aposentadoria, unificação de regras para homens e mulheres e financiamento da Previdência. Segundo o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, os sete pontos trazidos para o Fórum pelo governo serão discutidos por uma equipe de técnicos do governo, empresários e trabalhadores, que organizarão as informações do sistema para todos os representantes da sociedade. E, apesar da urgência da reforma, anunciou que ela ocorrerá “daqui a alguns anos”. “Para nós, o diálogo não é perda de tempo”, afirmou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com