A 5ª reunião da Comissão Especial de Estudo que apura denúncias de irregularidades na Gu arda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) será aberta ao público. A decisão aconteceu hoje (10/11) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em uma convocação extraordinária para votar o requerimento do Secretário Municipal de Segurança Pública e Patrimonial coronel Genedempsey Bicalho que alegou “insegurança” para a reunião em que foi convocado. Cel. Bicalho pediu que a reunião fosse restrita e sem a presença dos guardas municipais.
A convocação para uma nova votação só foi possível graças ao pedido de “questão de ordem” do Vereador CABO JÚLIO durante a sessão plenária desta terça-feira (09/11). CABO JÚLIO questionou à presidência da mesa, a legalidade da votação de segunda-feira (08/11) em que ficou decidida pela reunião “restrita” sem a presença do público externo. “Não existe “figura” restrita no regimento da casa, pois se cria uma condição de presunção. É vergonhoso, antidemocrático e inconstitucional”, afirma.
Com três votos a um, ficou decidido que os guardas municipais poderão participar da reunião em que estará presente o secretário municipal. Eles prometem encher o plenário com familiares e amigos.
Para o vereador CABO JÚLIO (PMDB) a decisão anterior foi uma vergonha e uma afronta à Constituição. Em suas palavras o coronel está com medo das acusações graves que pesam contra sua administração, entre elas a escuta ilegal e as relações de nepotismo e lesão do erário com a Fundação Guimarães Rosa(FGR). “Estão protegendo um coronel e esquecendo-se de sua condição de secretário do município”, afirma.
Compareceram a reunião os vereadores CABO JÚLIO (PMDB), Elaine Matozinhos (PTB), Ronaldo Gontijo (PPS) e Henrique Braga (PSDB). Alexandre Gomes (PSB) que esteve presente na última votação, não compareceu.
A 5ª reunião da Comissão Especial de Estudos da GMBH acontece na próxima sexta-feira (12/11), as 10h30m no plenário JK da Câmara Municipal de Belo Horizonte(CMBH).
Saiba mais notícias sobre as reuniões da Comissão Especial clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada