Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Parlamentar diz que deputados federais temem que movimento se torne nacional


RIO - O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, em Brasília, deputado Mendonça Prado (DEM), disse que está preocupado com o fato de a manifestação dos militares do Rio estar tomando uma dimensão nacional. Ele afirmou que deputados temem que movimentos como esse possam atingir outros estados. O político está, na manhã desta terça-feira, na manifestação dos Bombeiros na escadaria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Ele vai a Niterói ver como está a situação dos presos e, em seguida, tentará uma audiência com o governador Sérgio Cabral para buscar resolver o impasse. Mendonça Prado acredita que o governador será receptivo e vai tentar solucionar o que chama de "problema inusitado de quase uma corporação inteira presa" da melhor maneira possível.
Os 439 bombeiros presos na última sexta-feira ganharam o apoio de outras categorias e até de fora do Rio. O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Sidney da Silva Patrício (PT), anunciou na segunda-feira, para os próximos dias, a chegada ao Rio de caravanas de bombeiros de outros estados.
Também nesta terça-feira, o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, conversou com os militares presos no quartel de Charitas. Nesta tarde, ele está reunido com os familiares dos bombeiros, que aguardam o horário de visitas.
Cássia de Carvalho Vieira espera com os dois filhos e o cunhado Marcelo Andrade Vieira o momento em que poderá ver o marido. Com um bebê portador de Síndrome de Down no colo, ela conta:
- Meus filhos estão morrendo de saudade do pai. Estão super ansiosos para revê-lo.
Bombeiros raspam a cabeça em Niterói
Parte dos bombeiros presos raspou a cabeça em protesto, deixando o número 439 aparente. Os homens disseram que, apesar de detidos, continuam motivados para conseguir melhorias salariais.
- Estamos tranquilos. Nosso sufoco foi lá em Neves, em São Gonçalo. Estamos esperançosos de que o governador dê um aumento digno. Agradecemos à população e a todo Brasil pelo apoio que estamos recebendo - disse um dos militares presos.
Bombeiros cozinham em frente à Alerj - Foto: Márcia Foletto - O Globo
O presidente da Comissão de Segurança e Assuntos de Polícia da Alerj, Zaqueu Teixeira (PT), visitou o quartel de Charitas e criticou o modo como os bombeiros estão sendo mantidos e também a forma pela qual o governo do estado está conduzindo as negociações.
- A Justiça não pode fechar os olhos para a prisão de pessoas num ginásio como se fosse um campo de concentração. O diálogo precisa ser retomado - disse Zaqueu.
Protesto na Alerj
No quinto dia consecutivo de protestos, cerca de 80 bombeiros continuam nas escadarias da Alerj fazendo protesto e pedindo a libertação dos 439 companheiros de farda que foram presos após a invasão ao quartel central da corporação. Nesta manhã, só um carro da Polícia Militar está de prontidão em frente à Alerj. Segundo o cabo Laércio Soares, a categoria gostou da forma positiva com que o novo comandante do Corpo de Bombeiros acenou para negociar, mas pede que ele acorde com o governador a liberdade de seus pares.Os bombeiros continuam distribuindo fitas vermelhas aos motoristas.
Servidores da saúde pública estão trabalhando nesta terça com fitas vermelhas nos braços em solidariedade aos bombeiros. Segundo a diretora de imprensa do Sindsprev/RJ, Clara Fonseca, em uma assembleia na noite desta segunda-feira, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos lançou a campanha "Somos todos bombeiros", que exige a soltura dos bombeiros presos.
- A intenção é que os servidores trabalhem com uma camisa vermelha ou fita no braço. A nossa instituição dos bombeiros é uma das mais antigas do país e tem o profissional mais mal pago. A população do Rio respeita esses bombeiros que trabalham para salvar vidas e mereciam um tratamento mais digno dos governantes do nosso estado - disse Clara.
No Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, alguns servidores já aderiram à recomendação da assembleia. Eles colocaram fitas nos braços e em retrovisores dos carros.
Bombeiros passam a noite acampados na Alerj - Foto: Fernando Quevedo - O Globo
De acordo com um guarda-vida, que não se identificou, todos que fazem protesto na Alerj ou estão de folga ou de férias. Ele disse que a escala nos postos de salvamento das praias está reduzida e só há um homem em cada posto, mas que a categoria tomou essa decisão sabendo que a demanda por atendimento nesta época do ano é baixa.
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) informou, através de nota, que a rotina de atendimento dos bombeiros está mantida nesta terça-feira. Durante a manhã, eles atenderam a dois chamados de combate a incêndios. Na segunda-feira, foram 24 atendimentos. A média de atendimento do Samu também está mantida, com 4.500 por dia.
No início da manhã, bombeiros começaram uma manifestação na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador. Segundo policiais militares do 17º BPM (Ilha do Governador), o protesto é pacífico. A manifestação deixa o trânsito lento na altura do Prezunic.
Na madrugada, um pequeno grupo de aproximadamente 15 pessoas passou a noite na Alerj, a terceira no local, conversando, enquanto alguns outros dormiam em barracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com