Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estadão promove "maratona" para mostrar que hackers podem ser parceiros na investigação jornalística



O Grupo Estado promoverá, na próxima sexta-feira, 22, um encontro entre jornalistas e hackers para analisar bases de dados públicos e criar soluções digitais para estas informações. Com duração de 24 horas, o evento foi batizado de “hackathon”, da fusão das palavras hacker e marathon.

No mês de maio entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, que permite que qualquer brasileiro solicite informações de todas as esferas do governo. Só que nem sempre esses dados são compreensíveis, e muitas vezes um aplicativo ou infográfico pode facilitar o entendimento do leitor.  Para contribuir com uma maior transparência política, os hackers podem se tornar aliados da investigação jornalística, segundo análise da redação do 'Link', blog de tecnologia mantido no portal do Estadão. A ideia é transformar os dados públicos brutos em aplicativos e gráficos úteis e interessantes. 
hackers
Jovens em uma hackathon
(Imagem: Tatiana de Mello Dias/AE)
Ogranizado em parceria com a Casa de Cultura Digital, o "hackathon" é uma iniciativa inédita no Brasil que reunirá repórteres, editores, designers, diagramadores, ilustradores e programadores. A ideia é juntar gente interessada em pesquisar e programar para uma maratona de desenvolvimento. Esse modelo já foi adotado em empresas como Google e Facebook. Na imprensa, o jornal inglês The Guardian já realizou um evento nos mesmos moldes.

As inscrições estão abertas em formulário disponível no blog ‘Link’ do Estadão. As atividades começam a partir da 0h do sábado e vão até a 0h do domingo seguinte, 23, na sede do jornal O Estado de S. Paulo, no bairro do Limão, na capital paulista.

“Era algo que o pessoal do Link já estava cogitando fazer e que se tornou um caminho natural para o Estadão Dados, projeto que lançamos há pouco mais de um mês justamente para trabalhar estes bancos de dados que estão disponíveis publicamente”. explica Claudia Belfort, editora-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado.

Para Daniela Silva, da comunidade Transparência Hacker, a vantagem de um veículo em realizar esse evento é unir profissionais que lidam com informações diariamente, para fazer reportagens e contar histórias, ou para configurá-los e facilitar seu entendimento.  “O combinado desses dois grupos pode ajudar a criar formas inéditas de gerar valor público para a informação”, aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com