Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 19 de junho de 2012

SOMOS TODOS SERES HUMANOS


Acordei pensando da seguinte forma: baleado na quinta-feira o Cabo Gladstone do 34 BPM foi enterrado com honras militares no Cemitério Bosque da Esperança e junto foram enterrados todos os sonhos de uma família, da qual ele fazia parte e o fará daqui por diante, somente nas lembranças dos pensamentos que tem o poder de ir e vir nas nossas mentes, mesmo quando não aceitamos.
Penso em aceitar que tal situação faz parte do dia-a-dia do Policial Militar, mas... no rádio surge uma nova notícia quase que com a mesma gravidade daquela fatídica quinta. A notícia de forma contundente alertava: deram entrada no início da madrugada de hoje no HPS João XXIII, dois militares em, estado grave, vítimas de tentativa de homicídio, identificando-os como CABO ANDERSON JOSÉ DA SILVA (43 anos – lotado na Companhia de Missões Especiais) com dois tiros no peito, grave no HPS João XXIII e Sargento GUILHERME AUGUSTO CORREIA MATIAS (40 anos – lotado no 33º BPM – atingido na região abdominal – estável HPS – também no bloco cirúrgico).
E retomei o meu pensamento, de uma forma mais profissional e crítica: como tem sido a formação e reciclagem de nossos militares?

“A APM oferece vários outros cursos de extensão, bem como o Treinamento Policial Básico (TPB), onde os policiais, a cada 2 anos, passam por uma reciclagem e atualização de seus conhecimentos intelectuais, além de Testes de Capacidade Física (TCF) e Treinamento com Arma de Fogo (TCAF). Estes testes influem diretamente na Avaliação Anual de Desempenho do militar (onde todos os policiais recebem uma nota que influencia em seu desempenho), além de serem causa impeditiva de realização de novos cursos para promoção, caso nao sejam alcançados os índices propostos de acordo com seu posto/gradução e faixa etária. Oferece também cursos a distância, com o intuito de treinar e capacitar militares que servem em outras localidades, muitas vezes distantes da capital mineira.”

Algo não está correspondendo ao objetivo a que se propõe a APM, precisamos acima de tudo fazer com que o Policial Militar descubra, sem fantasia, que ele é ser humano, carne e osso, gente que sofre, chora, ama, ri, trabalha. Mas deve se colocar acima de tudo e de todos como aquele que corre perigo a toda hora. Temos um potencial, mas não somos super homens, para barrar bala de quem quer que seja no peito. Não existe peito de aço na Corporação, não vale à pena ser herói morto.

Expor seu rosto em determinadas situações de crime, inclui expor todos seus familiares e tombar por um sociedade estúpida que não nos dá valor, não é requisito para ser policial militar.


IRLENE GERALDA DE SÃO JOAQUIM

Subtenente PM QPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com