Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Candidato do 10° Exame de Ordem faz greve de fome em frente à OAB


Antônio Gilberto da Silva, 47, faz greve de fome em frente à OAB em Brasília

  • Antônio Gilberto da Silva, 47, faz greve de fome em frente à OAB em Brasília
Desde a última terça-feira (6), a sede Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, conta com um novo "morador". Trata-se de Antônio Gilberto da Silva, 47, que há mais de 50 horas só toma água, refrigerantes e soro. O bacharel em direito protesta contra a forma de correção do Exame da OAB e pede a anulação de itens da prova deste ano.

COMO É O EXAME DA OAB


O Exame de Ordem da OAB é dividido em duas partes. Na primeira, a prova tem 80 questões de múltipla escolha. Para ir à segunda fase, é preciso acertar no mínimo 50% das questões.

Na segunda fase, o candidato pode escolher entre as provas de direito administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal, do trabalho ou tributário. A prova é composta por quatro questões e uma peça processual, que é a criação de um argumento para um caso hipotético 
Passa ser aprovado, é preciso alcançar a média 6. 
Gilberto, que mora em São Paulo, decidiu iniciar a greve de fome após a OAB decidir manter o gabarito final do 10º Exame de Ordem Unificado, realizado no dia 16 de junho.
"Cheguei aqui no domingo e participei dos protestos com outras cem pessoas. Depois da injustiça gritante desse exame, decidi parar de comer", diz.
Para realizar o protesto, Gilberto conta com a ajuda de outros bacharéis de direito. "Uma pessoa sempre fica as noites comigo para o caso de eu passar mal. A barraca e o colchão que tenho usado também foram emprestados. E sempre alguém me traz bebidas. Peço refrigerante pela quantidade de açúcar que tem, me mantém menos debilitado", diz.

Manifestante diz que correção de exame foi "porca"

Relembre as polêmicas ligadas ao Exame da OAB13 fotos

1 / 13
A necessidade da aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o bacharel em direito poder advogar foi novamente colocada em cheque no último mês após divulgação do resultado preliminar de sua 9ª edição. Das 114.763 pessoas que prestaram a prova, 11.820 conseguiram nota suficiente, ou seja, apenas 10,3% dos inscritos poderão receber a carteira de advogado. Além disso, a necessidade de nova correção das provas de direito constitucional dos candidatos que participaram do 9º Exame também marcou a avaliação deste ano. Reveja mais polêmicas relacionadas ao Exame da OAB Leia mais Leandro Moraes/UOL
Neste ano, Gilberto havia prestado a prova para direito do trabalho na segunda fase do exame. O manifestante se diz prejudicado na prova. "Algumas respostas minhas estão iguais às do gabarito, mas mesmo assim foram zeradas. A prova foi corrigida de forma porca. Os recursos não foram avaliados, tanto que as respostas foram todas padronizadas", afirma. 
Ele afirma que foram questões sobreconteúdos de fora do edital no exame deste ano e pede a anulação da peça (entenda como é o exame da ordem no quadro ao lado) exigida na segunda fase da prova. "Não tínhamos informação suficiente para fazer a peça. Exigimos a anulação delas e a aplicação dos pontos aos alunos", diz.
O grupo que Gilberto participa denominado "Comissão de Injustiçados em Direito do Trabalho na 2ª Fase do 10° Exame da OAB" também pede transparência em relação a detalhes de como é feita a prova. "Queremos saber quem são os examinadores da banca, se são da FGV ou de uma empresa terceirizada. Queremos saber quais são os critérios de correção", diz Gilberto. 
A prova deste ano foi organizada pela FGV. Dos 124.951 inscritos, 33.965 foram aprovados - uma taxa de 28,08%.

Outras greves de fome

Não é a primeira vez que o manifestante realiza uma greve de fome. Em 2005, quando trabalhava na Fundação Casa, Gilberto fez duas greves de fome: de 14 dias em São Paulo e de 22 dias em Brasília. Na época, ele conseguiu alcançar o objetivo de se encontrar com a então ministra do STF, Ellen Gracie.
Até o momento, nenhum representante da OAB foi conversar com o manifestante sobre possíveis negociações. Porém, o bacharel em direito diz que não pensa em acabar com a greve de fome enquanto a prova deste ano não for revista. Durante uma hora de conversa, disse umas cinco vezes a frase "só saio daqui morto ou com o direito adquirido".
A assessoria de imprensa da OAB foi procurada para comentar sobre o protesto, mas não foi encontrada.

OAB da depressão: páginas na internet fazem piadas com o Exame28 fotos

1 / 28
Com mais de 222 mil assinaturas somadas, cinco fanpages fazem sucesso dentro do "universo jurídico" no Facebook. Nas páginas, os autores fazem piadas sobre a vida do estudante, o trabalho do profissional de direito, questões salariais e, ainda, o Exame de Ordem Unificado. Diante desse sucesso, o UOL separou algumas imagens relacionadas ao Exame da OAB. O objetivo é levar um pouco de descontração para os candidatos mais aflitos relaxarem nos dias que antecedem a prova Leia mais Reprodução/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com