Diferença está em mortes classificadas como "causa indeterminada", segundo Ipea
Enzo Menezes, do R7 MG
Em todo o Brasil, a cada ano são 8.600 assassinatos não classificadosRecord Minas |
Minas Gerais é um dos cinco Estados brasileiros com maior subnotificação de assassinatos. As mortes violentas computadas como "causas desconhecidas" elevaria o índice de homicídios em Minas de 19,4 para 23,4, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ou 18% de diferença.
A conclusão é de um estudo do instituto divulgado nesta segunda-feira (5). O documento é assinado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia.
O Mapa Oculto dos Homicídios mostra que o número de mortes no Brasil é 18,6% maior que o total divulgado pelos governos - ou 8.600 assassinatos a cada ano. O trabalhoestima o número de mortes classificadas como “causa indeterminada”, mas que tiveram características de homicídios comprovadas pela polícia.
— Em Minas Gerais, (a piora gradual na indefinição das mortes) ocorre a partir de 2006.
Segundo o pesquisador, a taxa de homicídios divulgada em Minas Gerais é de 19,4, de acordo com o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade). Considerando os homicídios que foram classificados pelo Estado como crimes de "causa indeterminada", o número de mortes chega a 23,4 para cada 100 mil habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada