Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Exumação do corpo pode ocorrer por três razões distintas

ORDEM JUDICIAL


A exumação de um corpo humano tem como objetivo averiguar a causa de morte. Esta averiguação pode acontecer por determinação judicial, fins administrativos ou para a liberação do jazigo.
A determinação judicial é usada para casos de investigações policiais que necessitem de novo laudo médico e para teste de paternidade, através do exame de DNA. Nestes casos, a exumação poderá ocorrer a qualquer tempo, desde que conduzida pelas autoridades responsáveis pelo caso em questão.
A prática para fins administrativos serve para reutilizar o espaço do jazigo. Os restos mortais são preservados em uma urna menor, cedendo espaço para um novo sepultamento no mesmo jazigo. Já a liberação ocorre quando os restos mortais são desenterrados para a mudança de um cemitério ao outro. Nesta situação, é permitido que os procedimentos sejam organizados em um período mínimo de três anos, contados a partir da data do falecimento.
O exame de paternidade pós-morte, feito através da análise de DNA, pode ocorrer de duas maneiras: pelo método direto e pelo método indireto. No primeiro, o DNA extraído de amostras da ossada do suposto pai falecido, através de uma exumação de cadáver, é comparado com o DNA do indivíduo e de sua mãe biológica. 
Já o método indireto tenta recompor as características genéticas do falecido com base em material colhido de parentes biológicos próximos, mas o número de parentes deve ser suficiente para concluir sobre exclusão ou inclusão de paternidade.
Ordinariamente, a reconstrução genética com base em material colhido de parentes biológicos é a primeira tentativa de investigação de paternidade. Contudo, existem casos em que não é possível a obtenção de amostras familiares. Nesta situação, a única alternativa é a exumação do cadáver para proceder à investigação de paternidade a partir de restos cadavéricos tais como: cabelo, unha, ossos, cartilagem, enfim dependendo do estado de conservação dos restos mortais do suposto pai.
Débora May Pelegrim é bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina e colaboradora do Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados na área de Direito de família e sucessões

Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com