Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mato Grosso "do Sul" e a eterna confusão


Correio do Estado/Reprodução

A confusão geográfica sobre Mato Grosso do Sul não cessa. Neste domingo, o apresentador Faustão voltou a trocar os estados dizendo que Campo Grande fica no vizinho MT. E a coluna do Cláudio Humberto publicada em vários jornais do país como o Correio do Estado nesta segunda-feira é aberta com a frase "[O índio morto] foi vítima de vigarice patrocinada pela Funai" do deputado federal Alceu Moreira (PMDB). Do Rio Grande do Sul, único estado no extremo-sul do Brasil, o parlamentar é citado como se fosse de MS conforme mostra a imagem acima.
Embora o povo sul-mato-grossense não goste e reclame com razão da confusão, é preciso lembrar que enquanto um estado localizado no Centro-Oeste brasileiro mantiver "do Sul" no nome o problema vai persistir. Afinal, quem tem noção básica de geografia e aprendeu na escola onde ficam os pontos cardeais sabe que Sul não fica no Oeste (no caso de quem está no Paraná, por exemplo, o Mato Grosso "do Sul" fica ao Norte) e é complicado exigir que as pessoas ignorem o que aprenderam ao pronunciar o nome criado pelo governo militar que não consultava ninguém. Tanto que mais de três décadas depois da divisão do antigo MT uno, a confusão continua.
É lamentável que algumas lideranças políticas insistam até hoje em não querer ouvir a população em um plebiscito sobre mudar ou não o nome do Estado. Pelo jeito, os que se dizem democratas continuam pensando que a voz do povo não deve ser soberana e se preocupam apenas em impor sua vontade ditada por interesses jamais coletivos. Se não for assim, porque temer ouvir o que os cidadãos querem dizer?!

Fonte: http://www.marcoeusebio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com