Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Comissão homenageia policiais que prenderam quadrilha


Foram agraciados sete policiais militares que representaram os demais envolvidos em operação realizada na Pampulha.

Deputados ressaltaram que a homenagem do Legisletivo é um reconhecimento do povo mineiro ao trabalho bem feito
Deputados ressaltaram que a homenagem do Legisletivo é um reconhecimento do povo mineiro ao trabalho bem feito - Foto: Pollyanna Maliniak
Na reunião desta terça-feira (20/5/14) da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foram entregues sete condecorações a policiais militares envolvidos em uma bem-sucedida operação na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, que culminou na prisão de uma quadrilha de roubo de veículos, assim como na apreensão de dinheiro, drogas, armas, explosivos, celulares, e outros materiais.
A homenagem, proposta pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), agraciou profissionais do 34º e do 49º Batalhões da Polícia Militar, que receberam a honraria em nome de todos os envolvidos na operação. Foram diplomados o cabo Ricardo Lúcio de Souza Gonçalves e o soldado Diego Ricardo da Silva do 49º Batalhão; e o major Rogério Geraldo Lisboa, o tenente Ricardo Araújo Gomes, o segundo-tenente Delvi Pereira de Mesquita, o primeiro-tenente Cláudio Antônio Jorge e o cabo Guilherme Luiz Pereira do 34º Batalhão.
O comandante da operação, major Rogério Geraldo Lisboa, agradeceu a homenagem em nome de todos os profissionais que atuaram na ação, inclusive os ausentes. Ele se disse esperançoso em ouvir as palavras dos parlamentares. “A questão da violência atinge a todos, inclusive os policiais. A sociedade clama por segurança, e muitas vezes nos vemos impossibilitados de agir diante de determinadas situações”, lamentou.
Ele também citou a necessidade de mudanças na legislação penal, a fim de se retomar um caminho de menos violência, além de ressaltar a importância deste apoio da ALMG.
Deputados destacam valor das ações e do reconhecimento
Os deputados presentes à reunião destacaram a importância do reconhecimento público do Poder Legislativo de valorização das ações bem-sucedidas dos agentes de segurança pública. Eles também voltaram a criticar o sucateamento da Polícia Federal, além de ressaltar a necessidade de haver uma revisão na legislação penal, que, no entendimento deles, estaria sofrendo um afrouxamento nos últimos anos.
Os parlamentares voltaram a criticar o sucateamento da Polícia Federal
Os parlamentares voltaram a criticar o sucateamento da Polícia Federal - Foto: Pollyanna Maliniak
Responsável pela homenagem, o deputado Sargento Rodrigues parabenizou as equipes pela firmeza com que atuaram nas ações. “Quando conseguem um êxito como este, contra uma quadrilha violenta, os policiais ampliam a segurança de todos, evitam outras vítimas, recuperam patrimônios e protegem o bem mais precioso que é a vida”, elogiou o parlamentar. Ele completou ao dizer que o objetivo da homenagem é trazer para dentro do Parlamento a visão de quem convive, dia a dia, com o crime.
“A polícia é o único órgão do Estado que funciona 24 horas, em todos os 853 municípios mineiros, trabalhando em turnos estressantes, com sobrecarga e sofrendo ataques de todos os lados. Por isso, ao ofertar esta homenagem, a comissão, em nome do Legislativo, reconhece publicamente, com orgulho e satisfação, o valor do trabalho prestado, porque os policiais merecem. Enquanto todos dormem, é a polícia que assiste, ampara e socorre. Saibam que esta comissão sempre acompanha o trabalho de vocês e, quando necessário, vai enaltecê-los e honrá-los de forma pública” concluiu Sargento Rodrigues.
O  deputado João Leite (PSDB), também elogiou a ação, destacando que cada vitória da polícia é uma vitória da população e também da comissão. "Sabemos o quanto o tempo dos senhores é escasso e o quão dedicados e esforçados os policiais mineiros são, às vezes deixando as suas famílias para atuar em nossa defesa. Quero agradecer e aproveitar para lamentar a perda do policial André Luiz (morto durante um roubo, no Bairro Ouro Preto, no dia 16/5), cuja morte se deve a uma falha do Estado. É inaceitável saber que alguém que já esteve nas mãos do Estado 16 vezes, como é o caso do bandido que matou esse policial, continou livre até vitimar um inocente. Deixamos a todos os policiais e à família o luto e os sentimentos desta comissão”, lamentou.
O presidente da Comissão também ressaltou que é preciso resgatar o respeito à policia e que esta homenagem, entre outras ações da comissão, tem o propósito de concretizar tal meta. João Leite lembrou, ainda que, na próxima semana, representantes da comissão irão a Brasília e vão aproveitar para apresentar uma série de sugestões ao Congresso Nacional.
Ao parabenizar os homenageados, o deputado Lafayette de Andrada (PSDB) destacou que a honraria deve ser interpretada como um reconhecimento do povo de Minas Gerais. Ele também lamentou a frouxidão da legislação penal. “Hoje, bandido tem certeza da impunidade, é preciso mudar a lei penal, que vem afrouxando nos últimos anos. É preciso restabelecer a sensação segurança”, enfatizou o parlamentar.
O deputado Cabo Júlio (PMDB) também destacou que a polícia é o único braço do Estado que está em constante plantão, sempre pronta a atender a qualquer hora e em qualquer lugar, sem ser devidamente valorizada. “Infelizmente, há um movimento de fragilização da policia. Precisamos refletir sobre as razões disso. Existe um olhar atento à menor falha, mas não se tem a mesma consideração às boas ações, que são em volume muito maior. Uma homenagem como esta tem muito valor, por ser um reconhecimento da ALMG a heróis anônimos, que ninguém vê, mas que nós vemos e louvamos, e fazemos questão de fazê-lo enquanto vocês estão vivos”, afirmou Cabo Júlio.
Dia do PM Aviador - Na mesma reunião, a comissão aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 4.585/13, do deputado Cabo Júlio, que tramita em turno único. A matéria institui o Dia do PM Aviador da Polícia Militar do Estado, a ser comemorado anualmente no dia 23 de outubro.
Audiências - Ainda nesta reunião, foi aprovado o requerimento do deputado Sargento Rodrigues para a realização de audiência pública, na próxima sexta-feira (23), às 13h45, a fim de ouvir os servidores da segurança pública de Minas Gerais, suas entidades de classe, bem como representantes de órgãos do Estado. O proponente quer canalizar as propostas listadas durante manifestação da PM realizou, no domingo (18), em protesto à morte do policial André Luiz. A ideia é criar proposições concretas e factíveis, e cobrar ações do governo, do Ministério Público (MP) e do Tribunal de Justiça (TJMG). Sargento Rodrigues lembrou que, na ocasião, os policiais estarão mobilizados em frente à ALMG a partir das 14 horas.
Foi aprovado outro requerimento dos deputados João Leite, Sargento Rodrigues, Cabo Julio e Lafayette de Andrada para debeter em audiência pública a remoção de corpos vítimas de acidentes de trânsito nas vias de rolamento do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com