Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Se existe algo que unifica os policiais, especialmente os militares...



Por Lúcio Alves


Se existe algo que unifica os policiais, especialmente os militares, é o "espírito de corpo" e a cultura "quase militar" que é constantemente alimentada por diversos fenômenos. 

A morte do jovem soldado da PM - André Luiz Lucas Neves - de 27 anos, morto ao tentar impedir um assalto na Pampulha, comoveu praças e oficiais que em MG andam correndo atrás de metas e mais metas. Também comoveu muitos dos que sabem e estudam os problemas que perpassam a segurança pública. A mobilização acontecida no domingo lembrou-me a de 1997 e a de 2004. 

Todavia, duas diferenças: a primeira diz respeito à participação de oficiais e de praças juntos na causa e a segunda pela morte dramática e desnecessária do jovem soldado. Aqui e acolá debatemos e criticamos a ação da polícia, mas é errado deixar de apontar os equívocos da segurança pública quando a vítima é um policial que estava exercendo sua atividade. Podem dizer que estava em sua obrigação. Não é verdade, policiais militares, civis e os "paisanos" não podem e nem devem morrer em combate ou fora dele. 

A política de segurança está totalmente errada e se não houver mudanças profundas no sistema criminal episódios como o do jovem policial vão se repetir. Com eles, as mobilizações vão ganhar força e, neste caso, podem esperar vinganças, alterações de rotina, desconforto em quartéis e descontrole da organização. Lamento a morte do policial e espero que a família encontre o conforto necessário. 

Contudo, é importante mudanças que, no míninimo, possam garantir segurança aos policiais militares que nada mais fazem do que tentar responder às demandas (digo da política de metas e de gestão) oriundas de um comando militar associada à política de segurança pública oriunda daqueles que estão no poder executivo. Tudo muito lamentável...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com