Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

“Presidente com caráter” e “líder esquerdista”. Reeleição de Dilma repercute na imprensa internacional

Reeleita presidente da República com mais de 54 milhões de votos, Dilma Rousseff é a principal personagem da imprensa brasileira nesta segunda-feira, 27. A candidata vitoriosa estampa manchetes de portais noticiosos e grandes jornais e é tema de reportagens e comentários em telejornais e emissoras de rádio. Além disso, a petista aparece com destaque em veículos de comunicação da imprensa internacional.
Com edição virtual no Brasil, o espanhol El País destacou, em dois textos assinados por Antonio Jiménez Barca, que a candidata reeleita é uma “presidente com caráter”. Ao falar da disputa com o senador Aécio Neves (PSDB), o jornal informou que o episódio culminou na “diferença mais curta” registrada num embate presidenciável desde a redemocratização do país. Com 100% das urnas apuradas, o tucano ficou com 48,35% dos votos válidos.
O francês Le Monde não focou apenas em Dilma, que estava com “largo sorriso” após a confirmação da reeleição. A versão online do jornal chamou a atenção para a “guinada à esquerda” ocorrida em países da América Latina durante os últimos dez anos. Para isso, citou que o boliviano Evo Morales foi reeleito pela segunda vez na última semana, lembrou que aliados de Hugo Chávez comandam a Venezuela desde 1999 e que Néstor Kirchner assumiu a presidência da Argentina em 2003. “As quedas de ditaduras e regimes autoritários favorecem o retorno da esquerda”, avaliou a publicação.
Em reportagem de Eleonora Gosman, correspondente baseada em São Paulo, o argentino Clarín reforçou que, apesar da vitória, esse foi o “pior desempenho” do Partido dos Trabalhadores desde que chegou ao comando do Palácio do Planalto. O jornal hermano ainda noticiou o discurso de Dilma após a confirmação dos resultados das urnas. “Quero ser muito melhor [no segundo mandato]”, afirmou a petista em evento que contou com militantes e jornalistas, segundo o diário.
O americano The New York Times afirmou, em matéria publicada na internet, que a definição do pleito de domingo registrou o sucesso de uma “líder esquerdista” que ganhou pontos importantes em ações em prol da redução da pobreza. Produzida por Simon Romero, a reportagem ressaltou que a campanha eleitoral entre PT e PSDB foi “tumultuada” e “marcada por denúncias de corrupção, insultos pessoais e acalorados debates”. 
dilma-reeleicao
Dilma foi reeleita com 51,65% dos votos válidos (Imagem divulgada pelo site Fotos Públicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com