Lula já havia advertido base, lembrando o caso de Severino Cavalcanti em 2005
Depois de muitas negociações, o vice-presidente eleito e presidente do PMDB, Michel Temer, e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, assinaram ontem documento fixando acordo para a eleição da presidência da Câmara. O documento estabelece o rodízio no comando da Câmara de 2011 a 2014: um biênio para cada Partido. Embora o documento não defina o partido que indicará o candidato à presidência em 2011/2012, as partes acertaram, verbalmente, a assinatura de um adendo estabelecendo que o PT indicará o candidato nos primeiros dois anos. O nome do PMDB deve ser, salvo reviravolta, o do líder da bancada, Henrique Eduardo Alves.
Vice presidente eleito Michel Temer recebe o presidente do PT, José Eduardo Dutra/Foto: Marcello Casal JrABr
Agora a dúvida é se os demais partidos da base aliada aceitarão a fórmula, oferecendo nomes para alguns postos da mesa ou serão atraídos pela oposição.
Preocupação
O presidente Lula vinha manifestando preocupação com a unidade da bancada do PT na Câmara e pediu a ele, durante café da manhã com os seus integrantes, que o partido se unisse e evitasse divergências internas nas eleições de Mesa e das lideranças no Congresso.
“O que ele falou é que a bancada esteja preparada e unida num processo de eleição da mesa da Câmara e na liderança da bancada do Senado para poder enfrentar os desafios do novo governo”..
Lula sugeriu que os petistas entrassem em acordo entre si e com os peemedebistas na disputa pela presidência da Câmara. Os nomes do PT, cotados para presidência, são Arlindo Chinaglia, Cândido Vaccarezza, João Paulo Cunha e Marco Maia.
O efeito Severino
Lula pediu nesse encontro o empenho dos líderes na decisão das presidências e vice-presidências da Câmara e do Senado. A preocupação maior era com a Câmara. A propósito, Lula lembrou o ocorrido em 2005, como advertência. Na época o deputado Severino Cavalcanti, do PP, venceu a eleição diante da divisão no PT entre a candidatura oficial do então deputado Luiz Eduardo Greenhalgh e o candidato independente Virgilio Guimarães. A bancada do PT vai discutir o perfil da candidatura, articular-se e pretende aglutinar um amplo apoio na votação para a Presidência da Câmara, prevista para fevereiro de 2011. E honrar o acordo com o PMDB.
Candidatos
O deputado petista, Marco Maia, que tem pretensões diz que a intenção é compartilhar os demais cargos da Mesa Diretora. Outro candidato, Cândido Vaccarezza acredita que não haverá necessidade de votação dentro da bancada e que, portanto, surgirá um nome de consenso para assumir a candidatura do PT à Presidência da Câmara. E outro candidato, Arlindo Chinaglia, prega o discurso da unidade partidária. "É uma oportunidade importante para que os deputados reeleitos ou eleitos para o primeiro mandato expressem, para um coletivo, as suas opiniões sobre a política como um todo. A minha expectativa é um bom debate político para construir a unidade da bancada e um bom processo de decisão."
Mais ministros
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, espera um chamado da presidente eleita Dilma Rousseff para se reunir com ela na Granja do Torto e discutir a presença do partido no futuro governo. O desejo do partido é manter o atual ministro dos Esportes, Orlando Silva, no comando da pasta, acumulando a função com a direção da Autoridade Pública Olímpica, órgão que será responsável pela licitação e fiscalização das obras relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Ontem, Dilma oficializou o convite para Fernando Pimentel assumir a Pasta do Desenvolvimento e do secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota ser o novo Ministro das Relações Exteriores. Seus nomes já tinham sido apontados extra-oficialmente. Dilma poderá concluir a escolha dos nomes de primeiro escalão até o dia 17, data de sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral. Ela pretende ir para Foz do Iguaçu, no Paraná, no próximo dia 16, para participar da reunião da cúpula do Mercosul.
Carlos Fehlberg
Postado: administrador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada