Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Crimes, criminosos e vítimas. Isso tem solução?

Por Nélio Azevedo
Outro dia, assistindo ao programa “Conexões Urbanas”, onde se falava do problema carcerário e a questão da violência onde o tráfico de drogas era o motivo principal de um debate iniciado por algumas pessoas envolvendo advogados, promotores, juízes, criminosos e representantes de instituições culturais segue sem muita repercussão.
Uma coisa é certa: nunca se debateu seriamente essas questões e se o fizeram, não convidaram os personagens diretamente ligados a elas.
Uma proposta me chamou a atenção pela ousadia e pela novidade que ela representava, causando espanto em alguns, indignação em muitos e euforia de esperança em outros mais.
Ao entrevistar um chefe do tráfico dos morros cariocas, fica um misto de surpresa e de incógnita onde ele se mostra uma pessoa bem articulada, bem vestido e sua fala é no mínimo, motivo para se pensar a respeito. Ele diz que não gostaria de ver o filho seguindo seus passos, que gostaria de vê-lo levando uma vida diferente da sua, longe da criminalidade e que, ele mesmo, se tivesse uma oportunidade deixaria aquela vida criminosa e iria viver do seu trabalho.
Atrás de máscaras e vozes distorcidas, fica difícil perceber algum traço de sinceridade, mas essas pessoas não são tão idiotas ou ignorantes ao ponto de não ter consciência de sua realidade, taí o Marcola (PCC) que não me deixa mentir; talvez, a esperteza e a sagacidade tenha que ser um dos traços necessários para que essas pessoas venham a chefiar tantos homens armados, drogados e desesperados como vimos naquele triste espetáculo da retirada do Morro do Alemão.
Fico pensando nos policiais e soldados que participam da guerra contra o tráfico empreendidas no México, EUA, Brasil e outros países onde as soluções apresentadas não têm surtido o efeito desejado, nos milhares de mortos dos dois lados e na enorme soma de dinheiro gasta nessa luta, enquanto alguns países ou estados norte-americanos liberam o uso de maconha. Se for para liberar em alguns países, como e porque deveriam combatê-la nas fronteiras? Porque seria crime produzi-la se é lícito usá-la?
São questões que há muito que se debater e ouvir pessoas que têm realmente alguma coisa a acrescentar a essa discussão, não torná-la simplesmente um mote para algum programa de televisão no nível de Ximenes ou Ratinho que só querem pontos no IBOP.
Aí veio a tal proposta, conceder anistia aos criminosos que quisessem deixar o crime.

Alguns juízes, advogados e pessoas ligadas a movimentos sociais são a favor, outros contra e me pus a pensar, será que isto seria bom? Alguns criminosos assaltaram, mataram pessoas com requintes de extrema crueldade e agora iriam para as ruas sem pagar pelo que fizeram? E as vítimas e seus parentes? Que diriam dessa proposta?
Aí me veio outra questão, se o Estado gasta R$ 1.800,00 por preso/mês com cada preso e eles costumam sair dos presídios piores do que entraram, ou seja, estamos pagando caro para torná-los piores. Será que não seria melhor pagá-los ou anistiá-los para que se tornassem melhores em liberdade?
Esta é realmente uma questão que iria acarretar muita polêmica e os adeptos da filosofia de que criminoso tem que ser morto ou preso se sentiriam em plenos direitos de pleitear a adoção da pena capital como solução para tão grave problema. Mas, já estão matando há tanto tempo e o problema só aumenta. Será que não estaria na hora de as autoridades adotarem uma postura diferente? Será que isso não seria um problema social e de saúde ao invés de ser tratado como uma questão policial e criminal?
Estamos perdendo tempo, dinheiro e vidas nessa luta, enquanto os verdadeiros donos do tráfico continuam se enriquecendo e vivendo uma vida de justo. O saudoso Romeu Tuma dizia que se quisessem acabar com o tráfico não precisariam subir os morros cariocas, bastava ir até a Bolsa de Valores, é lá que o dinheiro está.


Fonte: Pascoal on line

 Postado: administrador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com