Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bombeiros expõem o governo Sérgio Cabral a um duro desgaste

Na guerra da comunicação, a corporação saiu vencedora. Agora o desafio é desarmar os ânimos e evitar a manipulação política

Cecília Ritto e Lucila Soares
No Rio de Janeiro, membros do Corpo de Bombeiros protestam por aumento e melhores condições de trabalho
No Rio de Janeiro, membros do Corpo de Bombeiros protestam por aumento e melhores condições de trabalho (Antônio Lacerda/EFE)
“A ocupação de áreas públicas é inaceitável por pessoas que têm direito ao porte de arma. Em uma democracia, pessoas sem armas mandam nas que têm armas, senão não há democracia. A ocupação do quartel foi extremamente grave."
“De maneira oportunista, Cabral usou o erro dos bombeiros para ocultar a raiz do problema, que é você ter uma corporação muito mal paga.”
Demétrio Magnolli, sociólogo
O movimento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro expôs o governo de Sérgio Cabral a um dos mais duros desgastes desde a sua posse, em 2007. Durante os pouco mais de quatro anos à frente do poder executivo fluminense, ele enfrentou outros momentos de tensão. O pior deles ocorreu no final de 2010, quando bases policiais e veículos foram atacados em série por criminosos. Cabral demonstrou grande capacidade de reação, como ficou claro na bem sucedida ocupação do Complexo do Alemão. Nesse tempo de governo, também já fez declarações inábeis em momentos de confronto com o funcionalismo público. Chamou médicos que faltaram ao plantão de um hospital, na zona norte, de vagabundos. “Quero ver o Cremerj denunciar esses safados”, disse, em 2008. 

Desta vez, a situação era, em si, especialmente delicada. Envolveu uma atividade essencial à população, com o complicador da hierarquia militar em uma categoria subordinada a um civil, o secretário de Saúde e Defesa Civil. Isso além do risco de que outras categorias pegassem carona nas reivindicações. Mas não precisava ter se tornado explosiva como se tornou na noite do dia 3 de junho, com a inaceitável invasão do Quartel General da corporação. A falta de diálogo foi o primeiro erro do governo estadual. A cronologia da mobilização é clara na indicação de que houve tempo suficiente para que as autoridades do estado tomassem as rédeas da situação, evitando uma radicalização indesejável sob qualquer aspecto. O segundo e decisivo erro, que transformou os invasores em vítimas, foi a reação do governador. Evidentemente era preciso impor limites e liberar o quartel, e se isso não foi possível de forma negociada a decisão correta era mesmo usar a força. “A ocupação de áreas públicas é inaceitável por pessoas que têm direito ao porte de arma. Em uma democracia, pessoas sem armas mandam nas que têm armas, senão não há democracia. A ocupação do quartel foi extremamente grave”, aponta o sociólogo Demétrio Magnolli. 
 

2 comentários:

  1. Ô Sr. SOCIÓLOGO! SAI DESSE SEU MUNDINHO ACADÊMICO E ATENTA PARA A REALIDADE E O SOFRIMENTO DO POVO À SUA VOLTA.
    TINHA ALGUM BOMBEIRO ARMADO LÁ DENTRO. AS ÚNICAS ARMAS QUE VIMOS FOI AS DO BOPE, ALIÁS, BOMBAS E SPRAY DE PIMENTA!
    SE OS BOMBEIROS TIVESSEM IDO PRA UMA GUERRA, TOMAR UM TERRITÓRIO TERIAM LEVADO MULHER E FILHOS?
    PARA COM ESSA FALAÇÃO DE BURGUÊS E CONCENTRA NO ÚNICO PONTO QUE INTERESSA: A TOTAL INCAPACIDADE DO GOVERNADOR.
    O Sr.SÉRGIO CABRAL AGIU COMO UM DITADOR.

    ResponderExcluir
  2. OCUPAÇÃO INACEITÁVEL FOI A DO BOPE, ESSE SIM, INVADIU UMA CASA QUE NÃO ERA A DELE, USURPOU O LUGAR DO COMANDANTE DOS BOMBEIROS E PARA QUÊ?
    PARA COMBATER MULHERES, CRIANÇAS E HOMENS DESARMADOS, HUMILHADOS POR TEREM QUE SE SUBMETER A ISSO TUDO POR UM POUCO DE DIGNIDADE!
    O QUE ESSA BURGUESIA PODRE ESPERAVA? QUE OS BOMBEIROS FICASSEM QUIETOS PARA SEMPRE ESPERANDO A BOA VONTADE DE UM GOVERNADOR OMISSO, ENQUANTO CONVIVEM COM A NECESSIDADE DENTRO DE CASA TODOS OS DIAS?
    E OS SOCIÓLOGOS DE PLANTÃO SABEM MUITO BEM QUE, SE OS PARLAMENTARES NÃO MUDAREM SUA CONDUTA E O CONTINUAREM OPRIMINDO O POVO DESSE JEITO, ROUBANDO, DPREDANDO A SAÚDE, A SEGURANÇA, A EDUCAÇÃO, VÃO PROVOCAR SITUAÇÃOES PIORES, PORQUE A HISTÓRIA MOSTRA QUE NÃO SE PODE MASSACRAR UMA CLASSE PARA SEMPRE, UM DIA O POVO REAGE.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com