por Paulo Pastor Monteiro
A partir do primeiro Exame de 2013 conteúdos de Filosofia do Direito serão cobrados na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A decisão foi tomada nessa segunda-feira(28/07) pelo Conselho Federal da Ordem e atende pedido feito pela Coordenação do Exame de Ordem, órgão pertencente a entidade.
Em nota, a OAB reitera a importância da disciplina para a formação e atuação dos futuros advogados. “O principal argumento em favor da implantação da Filosofia do Direito no conteúdo programático do Exame é o de que o mundo atual exige cada vez mais a formação de um advogado que não seja mero repetidor de leis e normas”, aponta.
Leia mais:
“A OAB quis selecionar bem já na 1ª Etapa”, avalia professor
OAB tem um histórico de anular questões, lembra professor
Conversa informal com preso detido em flagrante pode ser usada como prova?
“A OAB quis selecionar bem já na 1ª Etapa”, avalia professor
OAB tem um histórico de anular questões, lembra professor
Conversa informal com preso detido em flagrante pode ser usada como prova?
Ainda segundo a entidade, o profissional precisa ser capaz de interpretar as normas do Direito e também apresentar uma conduta reta e adequada e os ramos de Ética e Hermenêutica da Filosofia do Direito são essenciais no processo de formação dessas habilidades.
O professor Álvaro de Azevedo Gonzaga, especialista na área e professor da PUC (Pontífice Universidade Católica), em São Paulo, comemora a decisão e observa que, o fato de Filosofia não ser exigido no Exame de Ordem, levou algumas faculdades a desprestigiarem a matéria.
“A decisão pode ajudar na melhoria dos cursos jurídicos. A Filosofia do Direito é essencial para a formação e atuação dos bacharéis. Não se pode só formar técnicos que apenas aplicam as leis. Com essa medida, Filosofia voltar a ser prestigiada nos cursos”, avalia o professor.
Ele ainda salienta que, com a decisão, o Exame se adapta ao conteúdo cobrados nas carreiras jurídicas, os quais cobram que os candidatos respondam questões sobre a matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada