Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

179ª edição - Um caminho de educação para a paz segundo Rousseau



Cadernos IHU ideias, em sua 179ª edição, de 23 de outubro de 2012, apresenta “Um caminho de educação para a paz segundo Rousseau” de Mateus Boldori e Paulo César Nodari.
O texto de Mateus Boldori, bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, e de Paulo César Nodari, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul – UCS, apresenta o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), sob a perspectiva da educação para a paz. Nesse aspecto, os autores destacam:
“A educação para a paz coaduna-se, pois, com o respeito à dignidade da pessoa e à sua liberdade, conforme a educação proposta por Rousseau no Emílio. O pensamento de Rousseau oferece, sem dúvidas, algumas pistas para a efetivação de uma cultura de paz na perspectiva da educação integrada para a paz. O filósofo genebrino mostra principalmente que a paz é fruto de uma educação que procura valorizar o sujeito enquanto tal e de uma sociedade constituída a partir da soberania e da igualdade. Sociedade e educação estão interligadas para o genebrino em uma situação de igualdade, onde todos se sentem protagonistas.”
Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos na Livraria Cultural, no campus da Unisinos ou pelo endereçolivrariaculturalsle@terra.com.br.
Informações pelo fone 55 (51) 3590 4888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com