Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Projetos de interesse dos servidores militares podem ser votados em definitivo no Plenário.


Nesta quarta-feira (5), às 10 horas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais elege sua nova Mesa para o biênio 2013-2015, em Reunião Especial em Plenário. É um dos destaques das atividades do Legislativo na semana de 3 a 7 de dezembro, que também prevê visitas ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) e à Superintendência de Polícia Federal. Dois projetos de interesse dos servidores militares podem ser votados em definitivo, ambos de autoria do governador. São eles o Projeto de Lei Complementar (PLC) 31/12, que ajusta regras de promoção de servidores militares, assistência à saúde e pensão; e o Projeto de Lei (PL) 3.521/12, que fixa os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, até o ano de 2015.
A Mesa da Assembleia é uma comissão executiva formada por sete deputados, que tem como tarefa a direção dos trabalhos do Parlamento. Ela é composta pelo presidente, três vice-presidentes e três secretários. A eleição da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura acontece sempre na primeira quinzena de dezembro do segundo ano legislativo. A posse acontece em fevereiro do ano seguinte, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial.
É permitida a reeleição e as candidaturas devem ser registradas até duas horas antes da Reunião Especial. Como este ano ela acontecerá às 10 horas de quarta (5), neste dia o protocolo do Plenário terá um horário especial de funcionamento, entre 7 e 8 horas, apenas para registro das candidaturas. Até sexta-feira (30/11), não haviam sido registradas candidaturas. Os atuais integrantes da Mesa são o presidente Dinis Pinheiro (PSDB); o 1º-vice-presidente, José Henrique (PMDB); o 2º-vice-presidente, Inácio Franco (PV); o 3º-vice-presidente, Paulo Guedes (PT); o 1º-secretário, Dilzon Melo (PTB); o 2º-secretário, Alencar da Silveira Jr. (PDT); e o 3º-secretário, Jayro Lessa (DEM).
Votações – Duas proposições de destaque podem ser votadas em definitivo pelo Plenário ainda nesta semana. O PLC 31/12 propõe alterações na Lei 5.301, de 1969, para fazer ajustes em regras de promoção nas carreiras da categoria. Também muda, entre outros dispositivos, o artigo 4º da Lei 10.366, de 1990, que trata das alíquotas devidas pelos segurados do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) e pelo Estado para custear a assistência à saúde e pensão por morte.
Já o PL 3.521/12 fixa, até o ano de 2015, o efetivo de 51.669 integrantes da Polícia Militar e de 7.999 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, distribuídos nos cargos de oficiais e praças. O número total do efetivo não é alterado, mas define-se uma nova distribuição das vagas. As alterações, segundo o Governo, somente trarão reflexo sobre a folha de pagamento após a concessão de promoções, cujo impacto já está contemplado nos valores citados no PLC 31/12.
Comissões – As comissões parlamentares realizam, durante a semana, duas visitas e cinco reuniões com convidados. Na segunda-feira (3), às 10 horas, a Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack visita a Superintendência da Polícia Federal, na rua Nascimento Gurgel, nº 30, no Gutierrez. O objetivo é conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição no combate ao consumo do crack. O requerimento é de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), presidente da comissão.
Também na segunda-feira, o Plenário da ALMG realiza Reunião Especial, às 20 horas, para homenagear a empresa Santa Cruz Acabamentos pelos 50 anos de sua fundação. A iniciativa para a homenagem é do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC).
Na terça-feira (4), às 9 horas, integrantes de três comissões parlamentares realizam reunião conjunta para discutir as dificuldades enfrentadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas em Minas Gerais, em especial o atraso no repasse de recursos para o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). A reunião será no Teatro, com a participação de convidados e integrantes das Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Minas e Energia. O evento foi solicitado pelo deputado Pompílio Canavez (PT).
Ainda pela manhã, às 10 horas, a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude visita o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em companhia do secretário de Estado de Turismo, para averiguar a situação das obras de ampliação das instalações. No mesmo dia, às 15 horas, a comissão recebe convidados para discutir o mesmo assunto, no Plenarinho II. Estão convidados, entre outras autoridades, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o superintendente regional da Infraero, Mário Jorge Fernandes de Oliveira; e a superintendente da Infraero para o Aeroporto Tancredo Neves, Maria Edwirges Madeira. Tanto a visita quanto a reunião acontecem a requerimento do deputado Fred Costa (PEN).
Na quarta-feira (5), às 10 horas, duas comissões realizam reunião conjunta para discutir o projeto de construção de um mineroduto no Norte do Estado. A reunião será no Teatro da Assembleia, atendendo a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT), com a participação de deputados das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Os parlamentares querem esclarecimentos sobre o projeto e seu impacto nos recursos hídricos da região, sobre a proposta de construção de uma barragem, compensações sociais previstas e melhorias na infraestrutura local.
Na noite de quarta-feira acontece uma tradicional comemoração de fim de ano da Assembleia Legislativa: a Cantata de Natal, que reunirá 300 vozes de 17 corais de instituições públicas. A apresentação se inicia às 18h30, na Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia, em frente ao Hall das Bandeiras da ALMG).
Na quinta-feira (6), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização se reúne às 14 horas, na Câmara Municipal de Cambuí (Sul de Minas), na rua Vereador Adolfo Ferreira da Silva, 81. A reunião foi solicitada pelo deputado Pompílio Canavez (PT), com o objetivo de discutir a recuperação e a defesa do Ribeirão das Antas, que cruza área urbana do município.
Também na quinta-feira, o Plenário presta homenagem ao ex-deputado federal Edgar Martins Pereira, por ocasião do centenário do seu nascimento. A homenagem, requerida pelo deputado Arlen Santiago (PTB), acontece a partir das 14 horas, durante interrupção da Reunião Ordinária.
Por fim, na sexta-feira (7), a Comissão de Segurança Pública se reúne às 10 horas, no município de Extrema (Sul de Minas), para discutir medidas de fortalecimento do programa estadual "Cinturão de Segurança" e estratégias para prevenir a migração da criminalidade entre os Estados. A reunião acontece no Cine Teatro Fábio Andrade de Oliveira (avenida Delegado Waldemar Gomes Pinto, s/n, Parque Municipal de Eventos). O requerimento para a audiência é de autoria dos deputados João Leite (PSDB), Sargento Rodrigues (PDT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e da deputada Maria Tereza Lara (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com