Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Concurso da PM do Mato Grosso do Sul exige teste de HIV


Foi publicado essa semana, um edital de concurso público de provas para ingresso no curso de formação de oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul que prevê a realização do exame de HIV (vírus da imunodeficiência humana) para a seleção dos candidatos. Os ministérios da Saúde e do Trabalho proíbem a prática do exame compulsório para a contratação. O edital do concurso foi publicado inicialmente em dezembro de 2012 e agora foi divulgado com novas alterações.
Segundo a portaria ministerial, a exigência desse tipo de exame é considerada inconstitucional. Uma lei estadual de 2005 veda qualquer tipo de discriminação contra os portadores de HIV. O texto legal diz que não é permitido solicitar esse exame no caso de inscrição em concurso ou seleção para entrar no serviço público.
Para Lucas Bonano, chefe de redação da Agência de Notícias da Aids, a razão pela qual a PM pede esse exame é que alguém com HIV pode se aposentar compulsoriamente logo após ser efetivado, o que seria agir de má-fé. Outro motivo seria que em treinamentos mais rigorosos os portadores não poderiam cumprir as funções por terem a saúde debilitada. “As forças armadas conseguem pedir esse exame mesmo sendo inconstitucional, é uma questão polêmica. Eles se baseiam em falsas afirmações, o portador de HIV tem as mesmas condições que uma pessoa sem o vírus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com