Por: Cláudio Cassimiro Dias - Sargento da PMMG.
Um debate atual e acirrado entra na casa de nossos cidadãos brasileiros, via Imprensa e Internet. Foi disponibilizada uma Enquete em Site Governamental acerca de uma votação sobre se VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES.
Toda forma de debate e pesquisa popular é válida, como a verdadeira expressão da Democracia, e isto, é inquestionável.
No entanto, o que me preocupa é a forma e o momento no qual fazem essa tentativa de dar um Golpe na Sociedade Brasileira e em uma Instituição Bissecular que honra sua Missão e cumpre com zelo e até mesmo, com renúncias mil, suas tarefas cotidianas, e que está presente em todos os lugares - e aqui peço vênia para me reportar diretamente ao caso de Minas Gerais, onde tenho a satisfação de servir a PMMG (POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS).
Ainda jovens e abrindo mão de nossa liberdade juvenil, ingressamos nas Corporação para dedicarmos a Sociedade e a Ela darmos, se necessário, nosso sangue e nossa vida.
Entramos para a Polícia Militar, e logo os treinamentos pesados, nos são impostos com a finalidade de que nunca corramos do perigo, e possamos então como anjos terrenos proteger nosso Cidadão, ou seja, VOCÊ.
Na verdade uma das alegações para que se tente desmilitarizar as Polícias é que o Militarismo cometeu abusos no Regime Militar. Ora, é brincar com a inteligência das pessoas, pois o Regime Militar que foi clamado pela população brasileira nos idos de 1964, para que as Forças Armadas impedissem o avanço do Comunismo no Brasil, se difere e muito do momento segundo em nosso País após a Constituição Cidadã, a qual, principalmente a Polícia Militar, por ser a que mais perto está do cidadão, no dia a dia, no atendimento e primeiro contato com as pessoas, essa mesma Polícia Militar é a primeira a garantir o Direito do Cidadão, de proteger as pessoas nos momentos mais difíceis de suas vidas.
E mesmo, sabendo, que vai prender o Infrator, e mesmo antes de terminarmos a lavratura do B.O. (Boletim de Ocorrência), esse Infrator estará solto e muitas das vezes voltando a delinquir, não desistimos de nossa árdua, mas sacerdotal Missão.
Muito me admira que pessoas que se dizem perseguidas políticas, criem essa imagem negativa da Polícia Militar, para justificar um REVANCHISMO incabível e injusto, contra Homens e Mulheres que representam a Malha Protetora da Sociedade Mineira, no nosso caso específico.
Por que não possibilitar, então, que cada Governador de Estado decida sobre a forma que quer ver posta sua Polícia. Estou falando de Minas Gerais, que é o Estado no qual sirvo a Polícia Militar e conheço bem os problemas sociais com os quais lidamos cotidianamente, seu alcance, entraves e possíveis soluções.
Sei também, que em alguns Estados, ocorre abusos por parte de um ou outro policial, o que não deve servir como parâmetro para generalizar e destruir toda uma Corporação de valorosos homens e mulheres.
Alíás, homens e mulheres que também fazem parte dessa mesma Sociedade, que deixaram suas casas para estudar técnicas de exercício da Segurança Pública, exatamente, para proteger e fazer garantir o seu Direito, o Direito do Cidadão.
Quem não conhece ou é parente, ou vizinho ou amigo de um Policial Militar? Percebe, o quão próximo estamos de vocês?
Quanto a alguns colegas meus policiais militares, que diga-se de passagem, eu respeito e sempre respeitarei as opiniões, gostaria que entendessem que por trás da PEC 51 existe uma história de ideologia que vem sendo construída ao longo de vários anos, e que se materializa no FORO de São Paulo, onde líderes mundiais comunistas se reuniram para implantar um grande bloco mundial, co as idéias, hoje ainda vividas por Cuba, China, e no exemplo mais próximo de nós, a Venezuela, onde o caos e a Ditadura de Esquerda cerceia os direitos básicos do cidadão.
É isso que queremos para nosso País?
Na verdade, meu texto não tema a intenção de interferir em suas convicções, mas como cidadão eu tenho a obrigação de lhes dizer sobre o que tenho visto em meus estudos, para que amanhã, independente de ser aprovada ou não a Desmilitarização, os senhores possam dizer: - Decidi assim, por achar que é o melhor para nossa Nação.
No meu caso, sou veementemente contra a Desmilitarização das Polícias Militares, por diversos motivos, dentre eles, a forma como estão empurrando goela abaixo na sociedade, que a culpa dos problemas de Segurança Pública são, única e exclusivamente, da Polícia Militar. Todos sabemos que a Polícia faz a sua parte, mas que, infelizmente, segurança, educação e outras regras de boa convivência, não dependem só Dela.
Portanto, caros amigos e leitores desse texto, SOU CONTRA A DESMILITARIZAÇÃO das Polícias Militares, por ter em meu coração e mente, que a Hierarquia e a Disciplina são pilares que devem sempre nortear nossa Sociedade, sob pena de uma total perda dos poucos valores que ainda restam em nossa corrompida sociedade brasileira.
Aos policiais militares, que têm em seu arcabouço de justificativas, a desculpa de que tem de desmilitarizar, para acabar com o Poder dos Oficiais; o que você espera? Que não haja mais gestor e gerente? Que desmilitarizando vire a bagunça desejada e oportuna, por quem está propondo tais mudanças?
Tenha dó. Respeito todas as opiniões, mas não perca de vista que conquistamos ao longo da história alguns direitos e prerrogativas, inclusive com a morte do Cabo Valério, e que tais conquistas são exatamente, pela nossa condição de sermos Militares, e termos a obrigação de enfrentar o perigo sem borrar as calças, e para tal somos preparados.
Então, espero que leia com olhar crítico, e sem paixão repentina e de malfadada indignação com o desmando de um ou outro Superior hierárquico que venha generalizar e denegrir todo um esforço de bem gerir nossa Instituição, e vote consciente acerca desse tema tão atual e relevante para que nossa Sociedade continue protegida de intenções escusas e mesmo nada transparentes para o futuro de nossa Nação. Tudo isso, independente do resultado da escolha.
Minha opinião está dada.
CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, SARGENTO DA PMMG
CRIMINÓLOGO, BACHAREL EM DIREITO, BACHAREL EM HISTÓRIA, ACADÊMICO DE DIVERSAS ACADEMIAS DE LETRAS, PESQUISADOR E PALESTRANTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada