Próxima legislatura terá quatro novas deputadas estaduais e uma veterana.
A bancada feminina na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá uma integrante a mais na 18ª Legislatura (2015-2019). Nas Eleições 2014, foram eleitas cinco deputadas estaduais.
Das atuais mulheres que compõem a ALMG, somente uma foi reeleita: a deputada Rosângela Reis (Pros), que conquistou seu terceiro mandato consecutivo.
As demais integrantes da bancada feminina na próxima legislatura são Marília Campos (PT), Celise Laviola (PMDB), Ione Pinheiro (DEM) e Arlete Magalhães (PTN).
Marília Campos foi deputada na 15ª Legislatura (2003-2004) e renunciou ao mandato para assumir a prefeitura de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Ela foi a primeira mulher eleita para governar o município, reeleita em 2008.
Celise Laviola, eleita para o primeiro mandato na ALMG, é filha de José Laviola, que foi deputado estadual por seis legislaturas consecutivas (1971-1995). Foi cunhada do deputado estadual José Henrique (PMDB), que morreu em 2013.
Ione Pinheiro também assume em 2015 seu primeiro mandato na ALMG. Ela é irmã do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), e do deputado federal Toninho Pinheiro (PP-MG).
Também eleita para o primeiro mandato na ALMG, Arlete Magalhães foi suplente de deputada estadual pela coligação Unidos por Minas (PSL/PSDC/PMN) em 2010. Ela é irmã do vereador de Belo Horizonte Wellington Magalhães.
Atualmente compõem a bancada feminina na ALMG as deputadas Liza Prado (Pros), Maria Tereza Lara (PT) e Luzia Ferreira (PPS), além da deputada Rosângela Reis. A deputada Luzia Ferreira concorreu a uma vaga como deputada federal, mas não foi eleita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada