Wesley Rodrigues/Hoje em Dia
Agentes da PF estão em frente a residência e escritório do governador Pimentel - Acrônimo
Agentes da Polícia Federal estão em frente a residência e escritório do governador Pimentel (PT)


Agentes da Polícia Federal (PF) de Brasília cumprem em Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (25), mandados judiciais da segunda fase da operação Acrônimo, que investiga o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), e a primeira dama do estado, Carolina Oliveira.

Agentes da Polícia Federal estão, neste momento, em frente ao escritório e à residência do governador. O prédio onde mora Pimentel fica ao lado do escritório. Um advogado e assessores de Pimentel chegaram ao local. A assessoria informou que a busca é realizada no prédio onde funcionou um escritório político da campanha de 2014 do petista. Conforme a assessoria, não houve busca na residência do governador. Os agentes chegaram ao local às 5h e ainda não saíram. A PF ainda não se posicionou.

Uma equipe de Brasília está em Minas para a busca e apreensão. Não foi expedido mandado de prisão. A operação corre em sigilo.
Durante a primeira etapa da operação, em abril, os federais realizaram busca e apreensão de documentos nas empresas de Bené e em um imóvel usado até o ano passado por Caroline Oliveira, em Brasília.

Em 19 de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu um inquérito que apura o suposto envolvimento de Pimentel no esquema de lavagem de dinheiro operado por Bené por meio de contratos milionários com o governo federal, além de indícios de crimes eleitorais na campanha do PT em Minas em 2014.

Caroline, por meio de advogado, refuta qualquer envolvimento. Já o governador mineiro tem evitado até agora falar sobre a investigação. No STJ, o inquérito contra Pimentel está sob a relatoria do ministro Hernan Benjamin. A Acrônimo foi iniciada em outubro do ano passado, quando a PF apreendeu, em Brasília, R$ 113 mil em espécie dentro do avião de Bené, que vinha de Belo Horizonte. 


A Gráfica e Editora Brasil, controlada por Bené, foi contratada para prestar serviços na campanha de Pimentel ao governo de Minas. Além da capital mineira, a PF cumpre mandados em São Paulo. O ex-deputado federal petista Virgílio Guimarães também está entre os investigados.

O Hoje em Dia entrou em contato com a assessoria de imprensa do governador e aguarda um posicionamento.