Sd Juliana, Sd Paulo Viana, Sd Whelberth e Cb Alexandre do 19º BPM - Itambacuri, ganham o prêmio "BOAS IDEIAS E BOAS PRÁTICAS II", com o trabalho intitulado “Água: Alternativas para preservação e uso consciente do bem público”
Em Fevereiro de 2015 foi possível o envio à Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT), de projetos idealizados por militares, que fossem embasados no tema: “Uso Racional da Água”, referenciando o Programa Boas Ideias e Boas Práticas II – 2015. Tomando como referência os visíveis problemas enfrentados pela população das comunidades rurais do município de Itambacuri por conta da escassez de água,
surgiram diversas iniciativas pontuais relacionados a esta temática, motivo pelo qual mereceu especial atenção na pesquisa de mestrado desenvolvida pela Soldado Juliana a ser apresentada à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em breve.
O município de Itambacuri está localizado predominantemente em bioma Mata Atlântica, mas, ainda assim, encontra-se em área suscetível à desertificação, fenômeno provocado pela aliança entre a ação humana degradante sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas.
Assim faz-se necessário empenharmos esforços na formulação de estratégias que possibilitem a minimização dos impactos sobre o meio ambiente e à vida das pessoas, enfatizando a preservação dos recursos naturais existentes, conforme previsto no art. 142, inciso I da CF/88, que reza a competência da Polícia, Bombeiro Militares e forças públicas estaduais.
Dentre as propostas dos colegas militares de todo o Estado de Minas Gerais, a equipe de Itambacuri, composta pela Sd Juliana, Sd Paulo Viana, Sd Whelberth e Cb Alexandre foi contemplada com o 3º lugar do Prêmio Boas Ideias e Boas Práticas II, com o trabalho intitulado“Água: Alternativas para preservação e uso consciente do bem público”.
São parceiros desta iniciativa pesquisadores do GEPAF/UFVJM, um assessor do Ministério Público, um pesquisador do IFNMG, o Coordenador de Defesa Civil de Itambacuri, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O 1º lugar foi do 1º Tenente José Maria da 12ª Cia MAT (Ipatinga) e o 2º lugar da Assessoria de Comunicação da 23ª Cia (Capelinha). Em 3º lugar a Soldado Juliana do 2º Pelotão/155ª Cia (Itambacuri).
Os militares vencedores disponibilizarão o material para divulgação e apresentação junto ao Governo do Estado e Órgãos parceiros, e poderão ser utilizados para implementação em outros locais do Estado.
A cerimônia de premiação dos três melhores projetos ocorrerá no Encontro da Comunidade de Meio Ambiente e Trânsito – ECOMAT 2015 a realizar-se em Jaboticatubas no dia 18 de junho/15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada