Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 30 de junho de 2015

UM TERÇO DOS POLICIAIS BRASILEIROS PENSA EM SAIR DE SUAS INSTITUIÇÕES.

POR: POLICIAL PENSADOR 

Segundo pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em que foram consultados profissionais de diversas instituições, como policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais, 34,4% destes profissionais pensam em mudar de profissão “assim que houver outra oportunidade profissional”.

Ainda segundo a pesquisa, 38,8% dos profissionais, caso pudessem escolher, não optariam novamente pela carreira policial. No entanto, 55,1% ainda pensam em se aposentar na instituição em que trabalham atualmente.

Antes Guarda Municipal do município de Fortaleza, o jovem Walderlei Maia tinha o sonho de seguir a carreira de oficial PM. No entanto, como o agora ex-oficial escreveu em sua página pessoal, “o que era sonho virou pesadelo”. Hoje, após 7 anos e meio como policial militar, é Técnico Ministerial do Ministério Público do Ceará e também foi aprovado no concurso para Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do Ceará, aguardando nomeação.

O Policial Pensador ouviu o ex-oficial da Polícia Militar.

Policial PensadorVocê saiu da Polícia Militar, mesmo estando na carreira que leva até o topo da hierarquia da Corporação. Quais os motivos?

Walderlei Maia: Excesso de trabalho.

Policial PensadorSó isso?

Walderlei MaiaAusência de valorização por parte da instituição e da sociedade. Baixa remuneração. Militarismo.

Policial Pensador: O que há de bom na carreira da Oficial da PM?

Walderlei Maia: A oportunidade de liderar, mas pra isso, o oficial deve esquecer sua vida particular e viver em função da instituição. Um preço muito alto, o qual não estou disposto a pagar.

Policial Pensador: Você acha que esses problemas decorrem de má administração da corporação ou do próprio modelo institucional (militar)?

Walderlei Maia: Do modelo militar, pois em decorrência deste, nascem outros problemas como o sufocamento dos agentes públicos, que não podem expor críticas a seus gestores.

Policial Pensador: E no modelo civil isso é possível?

Walderlei Maia: O modelo civil de gestão é o que mais se aproxima ao modelo democrático. Assim há maior espaço para novas ideias, gerando o engrandecimento da instituição.

Policial Pensador: O que recomenda aos policiais militares? Que caminho indica para a melhoria das polícias ostensivas estaduais?

Imagem divulgada pelo ex-oficial em sua página pessoal
Walderlei Maia: Recomendo que estudem, a não ser que sejam "vocacionados", e procurem outras carreiras que valorizem mais o agente público. Como as polícias estaduais são militarizadas e totalmente controladas pelos governadores, não há muito o que tentar melhorar.

Policial Pensador: Você acredita que apenas pessoas vocacionadas podem servir na PM? Por quê?

Walderlei Maia: Sim, porque sempre há pessoas que não costumam questionar o porquê de determinado "status quo", ou que questionam, mas conseguem tolerar o que lhes é imposto sem grandes problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com