O Governo de Minas Gerais não avançou sobre a definição do pagamento de salários dos servidores estaduais após reunião com as sete entidades representatividades dos policiais, realizada na noite desta terça-feira (12). A administração estadual reforçou que só divulgará o cronograma da remuneração na próxima sexta-feira, não descartou o escalonamento nem o parcelamento para o restante do ano. Com isso, a possibilidade de greve dos militares não foi descartada e será definida nesta quarta-feira.

Participaram da conversa os secretários de Planejamento, Helvécio Magalhães, e de Fazenda, José Afonso Bicalho, além do Chefe do Gabinete Militar, Helbert Figueiró de Lourdes. Por nota, eles afirmaram que apresentaram "detalhadamente a situação financeira e fiscal do Estado e reafirmou a prioridade absoluta determinada pelo Governador Fernando Pimentel para o pagamento da folha de pessoal".

Segundo os militares que participaram da conversa, o parcelamento da remuneração está descartado apenas até março, quando é certo o atraso. O escalonamento (pagar cada categoria em uma data específica), no entanto, não foi descartado. "Escalonamento seria melhor do que parcelamento. Se toda a Polícia Militar receber no mesmo dia, tudo bem. Ainda não sabemos o que vai ocorrer a partir de abril", afirmou o presidente interino da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Minas Gerais (Aspra), subtenente Israel Sanches.

Os militares vão se reunir nesta quarta-feira para definir a estratégia, como possíveis manifestações ou greve.