Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Frustração e apelo. Conheça a ti mesmo.



Confesso que estou decepcionado com a repercussão da publicação do álbum sobre o movimento dos praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar -www.facebook.com/MovimentoIndependenteDosPracasDeMinasGerais -, e fiz agora esta confissão a meu filho, e no momento em que escrevo abro mão do indubio pro réu.

Talvez por ver tanta bobagem sendo compartilhada e vista nas redes sociais, avanço dos sinais dos novos tempo, mesmo que sempre tenhamos os saudosistas, coisa de gente velho, ou gente nova, vá saber.

Sei, obviamente, que quem vive de velho é INPS, e quem gosta de coisa antiga é museu, mas sei também que o passado não garante o presente e muito menos o futuro, pois isto é uma construção de todos os dias.

Sou certamente um praça velho, e são poucos que se tornam referência para os "novatos", ou recrutas como ainda nos referimos ao recéns formados nos cursos da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar, herança da formação militarizada e hierarquizada da segurança pública.

Mas me sinto um construtor da história, e em todas as vezes que a vida me apresentou situações de incompreensão, contradição e negação de direitos, fiz opção pela justiça, com todo seu conceito abstrato e impreciso, mas não me furtei a luta e a escrever com outros autores um novo capitúlo de uma nova história. 

Entretanto, como seres pensantes e capazes de compreender a realidade que nos cerca, e livres para formar juízo de valor pela experiência que no amadure ao longo da vida, é um direito e dever de cada um que ingressa nas instituições militares, que questionem sobre sua história e trajetória, pois centenárias na responsabilidade de zelar pela proteção e segurança dos cidadãos, e em muitos periódos na proteção do estado, o que mudou muito pouco com o regime democrático.

O que não importa em desinformação, desconhecimento, ou desconsideração sobre a importância e efeitos do movimemto dos praças de 1997, marca histórica e sem qualquer signficado para os detentores do poder institucionalizado na vida castrense.

Assim, sem embargo de opinião divergente, é fundamental que os novatos ou recrutas conheçam, ainda que o suficiente para o tempo que ficarem nas fileiras, a longa e dolorosa luta dos praças por cidadania, dignidade e valorização profissional.

Seja mais um a conhecer e compreender a luta dos praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

E se tudo que leu não te inclinou a conhecer, passe para outro, assim quem sabe!

José Luiz Barbosa, Sgt PM - RR

Presidente da Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade e ativista de direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com