Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

‘O simples fato de portar faca não é crime’, diz Fernando Veloso, chefe de Polícia Civil


Delegado afirma que maioria dos suspeitos é liberada na delegacia porque não há flagrante ou mandados de prisão contra eles



O chefe de Polícia Cvil, Fernando Veloso: pela legislação atual, porte de arma branca é considerado contravenção penal - Hudson Pontes / Agência O Globo


Por que os moradores de rua, como os que ficam no Aterro, são levados para a delegacia e não ficam presos?

Não ficam presos porque não fizeram nada. Eles só podem ser presos em flagrante delito ou se tiverem mandado de prisão.

E qual o resultado da condução desses suspeitos à delegacia?

Eles são identificados, e a polícia faz um relatório que vai auxiliar em investigações futuras. Eles não podem ficar presos porque mendicância e vadiagem não são crimes há muito tempo. Morador de rua do Aterro não é caso exclusivo da polícia. É um problema social.

Como é feita essa identificação?

Se eles apresentam documentos, os dados são conferidos. Caso não tenham documentos e não haja cadastro nos órgãos, são identificados com digitais. Tentamos também identificá-los através de nomes de pai e mãe. Eles são liberados se não possuírem mandados de prisão ou flagrantes. Se tiverem antecedentes, mas estiverem quites com a lei, também são soltos.

Portar facas, como muitos que estão no Aterro fazem, é crime?

O simples fato de uma pessoa portar faca não é crime. Porte de arma branca em situação suspeita é uma contravenção penal. Nesse caso, a pessoa não fica presa. É feita a ocorrência, e ela é liberada para comparecer ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Caso não compareça, aí sim pode ser presa. Não há fórmula matemática para a polícia prender ou não. Se não houver flagrante de crime, depende da situação ou da circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com