Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

PM do Rio é a mais corrupta do país, diz pesquisa.Minas Gerais aparece em 4 lugar na pesquisa com 55,9%


PM do Rio é a mais corrupta do país, diz pesquisa


Para Secretaria Nacional de Segurança, alta taxa de expulsão de policiais tem fortalecido milícias


POR ANDREA MACHADO

Secretária de Segurança Pública, Regina Miki, fala sobre corrupção na polícia do país
Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo
Secretária de Segurança Pública, Regina Miki, fala sobre corrupção na polícia do país - Givaldo Barbosa / Agência O Globo



Considerada a mais corrupta do país, com 30,2% dos casos de extorsão, segundo pesquisa exclusiva revelada ontem pelo jornal “Extra”, a Polícia Militar do Rio enfrenta o problema com uma alta taxa de expulsão de servidores, o que, nos últimos anos, tem contribuído para o crescimento de uma nova face da criminalidade: as milícias. A análise foi feita ontem pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ao comentar o resultado da Pesquisa Nacional de Vitimização do Instituto Data Folha, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento.

— O número de policiais expulsos me preocupa porque as milícias do Rio cresceram muito por causa dessas expulsões de PMs. Tenho medo de ser mal interpretada. Não acho que a gente deva ficar com o policial de qualquer jeito. Não é isso. Toda polícia que deu certo no mundo passou por reestruturação. A corporação do Rio tem que ser reestruturada — defende a secretária.

Segundo o levantamento, o Rio tem o maior número de vítimas desse tipo de crime do que todos os estados da Região Sudeste somados, inclusive São Paulo, que tem a maior população e a maior corporação militar do país. A pesquisa ouviu 78 mil pessoas em 26 estados. Depois do Rio, São Paulo desponta com 18,2% dos casos de entrevistados que relataram ter sofrido extorsão e pagado propina a policiais.

Cabral reage à crítica

A crítica feita pela titular da Senasp se refere aos milhares de servidores expulsos das fileiras das polícias Militar e Civil do estado. De 2008 até o ano passado, 1.411 PMs e policiais civis foram expulsos no Rio. Ela chama a atenção para a ausência de uma política de recuperação do policial antes de expulsá-lo e de um acompanhamento social após a expulsão, o que poderia evitar que ele se tornasse, por exemplo, um miliciano:

— O cara não sabe fazer nada na vida a não ser atuar na polícia. O estado investe muito alto na formação desse policial e depois o expulsa.

O governador Sérgio Cabral rebateu as críticas de Regina Miki:

— Jamais houve um governo que combatesse a má conduta dentro das polícias como o nosso, com a punição e expulsão de centenas de policiais. Entretanto, não conheço no Brasil polícia mais corajosa para entrar na luta contra o crime organizado como a nossa.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, também criticou a política de expulsões:

— Investe-se pouco na formação, na valorização e no controle. Quem investe pouco nisso acaba tendo que expulsar muito. O policial expulso não vai ser carteiro ou professor.

O titular da Corregedoria Geral Unificada, Giuseppe Vitagliano, afirma que a reforma ou a demissão de oficiais é mais lenta porque só pode ser feita por meio do Tribunal de Justiça. Às vezes, demora porque o número de processos é alarmante.

— A corrupção é incompatível com o exercício da atividade. O policial deve ser honesto por princípio.

Dos entrevistados pela pesquisa, 61,3% acreditam que os policiais militares fazem vista grossa para a corrupção de seus colegas. O maior índice de desconfiança foi registrado em Roraima (74,7%). O Estado do Rio vem em seguida, com 69,6%, e depois São Paulo (61,2%) e Minas (55,9%). As PMs do Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo, na Região Sudeste, têm 53,5% dos casos de extorsão.

Julita Lemgruber, ex-diretora do Departamento do Sistema Penitenciário, observou que o Rio tem história antiga e grave com a corrupção, mas estranhou a posição de Alagoas (12º lugar no ranking):

— Em alguns estados do Nordeste, como Alagoas, os níveis de corrupção na PM são muito altos.


Matéria publicada em 08/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com