Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A 'Lei do Crime' e a queda de homicídios


Graham Denyer Willis, pesquisador canadense, autor do livro The Killing Consensus: Police, Organized Crime and the Regulation of Life and Death in Urban Brazil" (consenso assassino: polícia, crime organizado e a regulação da vida e da morte no Brasil urbano), lançado neste ano, em entrevista publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 31-08-2015, afirma:
"Se olharmos os dados de homicídios em São Paulo nos anos 1990, veremos que a maior parte ocorria em locais comoJardim ÂngelaCapão Redondo e Cidade Tiradentes. É onde havia 113 mortes por 100 mil habitantes enquanto Pinheiros ou Jardins tinham 1 morte por 100 mil habitantes.
Quando a queda de homicídios aconteceu, ela ocorreu nesses territórios. Se quisermos entender por que, temos que olhar para lá. E precisamos olhar para quem estava morrendo e não está mais: jovens, negros, de baixa escolaridade.
São pessoas nesses territórios e nessa faixa etária aquelas reguladas pelo que o PCC chama de "lei do crime", regras de convivência para preservar territórios e que vivem neles. Gostaria muito de ver os dados de quem contesta essa informação. Não basta dizer que não é assim. É preciso provar”.
Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em nota, afirma que a tese de Willis de que os homicídios em São Paulo caíram pela presença de uma organização criminosa nos territórios onde mais se matava e morria é "descabida".
"Uma evidência que descredencia tal avaliação é que a maioria dos Estados brasileiros teve alta nos homicídios, mesmo com a presença de organizações criminosas operando em seu território.", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com