Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Minas Gerais volta aos velhos tempos de atraso e parcelamento de salários


"SÓ É DIGNO DE RESPEITO E DIREITO, QUEM LUTA POR ELES"
José Luiz Barbosa, Sgt PM, RR - especialista em segurança pública, ativista de direitos e garantias fundamentais.





contas a pagar



Após a notícia de atraso no pagamento da folha salarial de janeiro de 2016 e possível parcelamento a partir de março, o clima é de muita tensão entre os policiais, bombeiros e demais agentes de segurança pública estaduais e grande insatisfação com a administração do atual governo do Estado de Minas Gerais.


O anúncio do atraso salarial surpreendeu-nos a todos, principalmente porque nos últimos doze anos, nunca houve um dia sequer de atraso. Alguns policiais antigões relembram com tristeza os tempos em que tinham um salário baixíssimo e, mesmo assim, o governo atrasava e parcelava. Quem nunca ouviu dizer sobre a queima de contra-cheques durante a greve de 1997?



Hoje, vivemos outra realidade. O salário e as condições de serviço melhoraram um pouco. No entanto, a ideia de não receber em dia deixa um gosto amargo na boca e uma expectativa de possível retorno aos tempos de vacas magras! O governo pretende que paguemos uma conta que não é nossa!



Desde a propagação da notícia do atraso do pagamento, algumas perguntas tem sido uma constante em minha cabeça: 



  • Eu trabalhei normalmente o mês passado e tenho minhas contas para pagar!

    É justo ser obrigado a emprestar meu salário por cinco dias para o governo fazer uma aplicação financeira que gerará juros para os cofres públicos? E, após este período, receber o mesmo valor, mas ter que pagar juros de todas minhas contas vencidas?

  • Eu tenho feito um planejamento de minhas despesas, adequando-as a minha capacidade financeira de custeá-las!

    É justo não conseguir arcar com meus compromissos previamente assumidos para o 5º dia útil, data do meu pagamento, porque o governador e seus assessores não tem capacidade intelectual para realizar uma eficiente gestão financeira dos compromissos do Estado?

  • Eu sou um cidadão honesto!

    É justo ter que pagar a conta da corrupção dos desonestos? Estão justificando o atraso do salário em razão da diminuição da arrecadação do ICMS. Desculpem-me, mas, para um país que é um dos principais arrecadadores de impostos do mundo e que obriga o cidadão a trabalhar mais de quatro meses só para pagar impostos, esta desculpa está mais para uma piada sem graça e de muito mal gosto.
     governo anuncia atraso no pagamento

  • Estamos diante de uma relação trabalhista em que o empregador recebeu a prestação de serviço, mas avisou que vai atrasar o pagamento e provavelmente parcelará os próximos. Ao negar o pagamento de salários, o Estado está ferindo o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, bem como um direito social de todo trabalhador, previstos na nossa Lei Maior:


    Constituição Federal


    Art. 1º - A República Federativa do Brasil (...) tem como fundamentos:
    III - dignidade da pessoa humana.



    Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais (...):
    X - proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa. 




    Desde que esta notícia foi transmitida, temos ouvido de tudo no interior dos quartéis e delegacias, principalmente uma ameaça de "greve branca" da segurança pública. Informalmente, estas informações chegaram até a imprensa:



    Sabemos que, aos militares, é vedado o direito de greve, conforme previsão do art. 142, § 3º, IV, da Constituição Federal. Apesar disto, alguns casos de greve podem ser lembrados em um passado recente:


    Se retrocedermos um pouquinho mais, lembraremos da greve de 1997 em Minas Gerais, em que policiais e bombeiros pararam para discutir com o governo, entre outras questões, um reajuste salarial e novo regulamento disciplinar. Apesar dos militares conseguirem se sobrepor ao governo, houve uma perda irreparável: a morte do cabo Valério durante as manifestações.

    Confira mais detalhes sobre este movimento no livro O Dia em que a Polícia parou. Segundo os militares que participaram da greve de 1997, o governo daquela época confiou que os oficiais conseguiriam segurar o restante da tropa que não receberia aumento. Não deu certo!

    E desta vez, será que o governo está preparado para outra greve?

    Qual seria o tamanho do prejuízo diário do Estado se a tropa deixasse de fiscalizar e fazer multas enquanto não receber seu salário?

    Qual seria a reação da sociedade se a polícia cruzasse os braços e parasse de prender?

    Qual seria a reação dos bandidos se a polícia sumisse das ruas? 

    Será que o governador avaliou as diversas consequências que sua decisão pode acarretar para a segurança pública, para a sociedade mineira e inclusive para seu próprio governo?
  • policial militar de braços cruzados

  • Sou policial militar há treze anos e tenho muito orgulho de minha profissão! Neste período, nunca aconteceu do meu salário não estar na conta no dia correto. Infelizmente, hoje, o estímulo para trabalhar está muito próximo de zero!

    Gostaria que a sociedade entendesse que não é fácil chegar o dia do pagamento e não receber um centavo para pagar as contas de casa e comprar comida para nossos filhos. Neste momento, lembro com tristeza a fala de um sargento da Brigada Militar quando o governador do Rio Grande do Sul parcelou o salário de setembro de 2015:





    Amanhã será dia 08 de janeiro, 5º dia útil, e deveria ser o dia do pagamento. O famoso 5º dia útil, que sempre foi um dia muito esperado, pode ser o início de um período de nuvens negras sobre o território mineiro!




Fonte: http://www.blogdograduado.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com