Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Guardas municipais entram em greve e fazem passeata no centro de BH

DE BRAÇOS CRUZADOS


Categoria quer que prefeitura delibere por armamento para a corporação; adesão ao movimento é de 30%, segundo sindicato

PUBLICADO EM 05/05/15 - 11h24
Os guardas municipais de Belo Horizonte entraram de greve, na manhã desta terça-feira (5). A categoria realizou uma assembleia, na praça da Estação, no centro da capital e votou por paralisar as atividades.
A intenção é que a prefeitura aprove o armamento dos guardas. "A guarda hoje tem a mesma função que o policial militar, a diferença é que o policial trabalha armado e guarda só com a teaser. Diante dessa indefinição da prefeitura sobre o início do treinamento e de armar a corporação, deliberamos pela greve hoje", explicou Israel Arimar, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel).
Os servidores fizeram passeata da praça da Estação para a sede da guarda, na avenida dos Andradas, segundo o Sindibel. O trânsito ficou lento na avenida dos Andradas, no sentido rodoviária, conforme a assessoria da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, e também no sentido hospitais.
Ainda, de acordo com o sindicato, 600 guardas participaram da assembleia nesta terça e a adesão à greve já é de 30%, de um total de 2.100 servidores na capital. Nesta quarta e quinta-feira, os guardas farão passeatas e aguardam uma posição da prefeitura.
A reivindicação da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) por porte de armas letais pela corporação veio novamente à tona, após a confusão entre os agentes da prefeitura e policiais militares, em janeiro deste ano, quando uma guarda foi baleada no rosto. Desde sua formação, em 2003, a GMBH solicita que os guardas tenham porte de arma, e em 2005 a prefeitura chegou a comprar 500 armas, que atualmente estão guardadas em um deposito da Polícia Militar.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que mantém “uma mesa permanente de negociações visando conquistas para a categoria” e reforçou que está aberta ao diálogo.
“Os recursos orçamentários já estão garantidos e todos os procedimentos necessários para a capacitação dos agentes e autorização para porte e utilização de armamento institucional estão sendo adotados conforme cronograma abaixo e já encaminhado aos agentes da Guarda Municipal”, diz o comunicado.
Veja o cronograma:
ARMAMENTO: CRONOGRAMA
Etapa
Procedimento
Início (Mês/ano)
Término (mês/ano)
1
Elaboração do Edital
Maio 2015
Julho 2015
2
Abertura Edital
Julho 2015
Agosto 2015
3
Contratação
Setembro 2015
Outubro 2015
4
Treinamento
Outubro 2015
Novembro 2016
5
Avaliação
Dezembro 2015
Dezembro 2016
Relembre
No dia 15 de janeiro, uma grande confusão teve início quando dois guardas municipais abordaram um policial reformado fazendo transporte irregular de passageiros no terminal rodoviário da capital. Após discutirem, o suspeito agrediu o guarda municipal, que revidou com um disparo de taser (arma de choque).
A Polícia Militar foi chamada, e uma nova discussão começou. Lilian e uma companheira foram dar apoio a abordagem e ela acabou levando um tiro de bala de borracha no rosto, que foi disparado por um PM. Ela foi encaminhada para o Hospital Odilon Behrens e depois transferida para o Hospital João XXIII. Um guarda municipal, o policial reformado e o cabo da PM que atirou foram detidos.

Fonte: http://www.otempo.com.br/super-noticia/guardas-municipais-entram-em-greve-e-fazem-passeata-no-centro-de-bh-1.1033847

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com