Audiências públicas devem discutir formas de se prevenir a migração da criminalidade de outros Estados para MG.
Twitt
Realizar audiências públicas em cidades mineiras localizadas nas divisas do Estado onde há questões essenciais de segurança. Esse é o objetivo de um requerimento aprovado, nesta terça-feira (6/11/12), pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo dos encontros será discutir medidas de fortalecimento do programa estadual “Cinturão de Segurança” e formas de se prevenir a migração da criminalidade de outros Estados para o território de Minas Gerais. Os autores da solicitação das reuniões são os deputados Sargento Rodrigues (PDT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), João Leite (PSDB) e a deputada Maria Tereza Lara (PT).
As cidades onde devem ocorrer as audiências são Nanuque (Jequitinhonha/Mucuri), Extrema (Sul de Minas) e Santa Vitória (Triângulo). A ideia é convidar para as reuniões as comissões de Segurança Pública das Assembleias Legislativas de Estados que fazem divisa com Minas Gerais nos pontos onde estão localizadas as respectivas cidades. Em Nanuque, por exemplo, devem participar as comissões das Assembleias do Espírito Santo e da Bahia; em Extrema, a Comissão de Segurança da Assembleia de São Paulo; e, em Santa Vitória, comissões de Segurança das Assembleias de Goiás, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Visitas – O deputado Sargento Rodrigues teve, também, dois outros requerimentos aprovados. Um deles é sobre a realização de visitas da Comissão de Segurança Pública a unidades especializadas da Polícia Militar (PM), com o objetivo de verificar a capacidade de respostas dessas unidades, as viaturas, os armamentos e os coletes dos servidores. As unidades especializadas são o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate); o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam); o Batalhão de Polícia de Eventos (BPE); o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo; e o Regimento Regular de Cavalaria de Minas.
O parlamentar também pediu que seja enviado ofício ao governador do Estado, solicitando destinação de recursos financeiros para reaparelhamento das unidades especializadas da PM mencionadas acima. Segundo Sargento Rodrigues, nos anos 1990, eram lançadas às ruas, para patrulhamento, 30 viaturas pelo Rotam. Hoje em dia, ele afirmou que, apesar do aumento da população e da criminalidade, são enviados somente 13 veículos. O deputado disse, ainda, que, atualmente, há o “sucateamento” de unidades policiais. Um outro requerimento, do deputado João Leite, também foi aprovado pela comissão. Ele pediu que seja enviado ofício à Corregedoria-Geral da PM, solicitando providências para agilizar a conclusão do procedimento investigatório instaurado a pedido de Silvandir Vieira de Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada