Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Polícia cerca Suprema Corte de Honduras


CRISE INSTITUCIONAL


A polícia de Honduras cercou, na manhã desta sexta-feira (4/1), o prédio principal da Suprema Corte do país, que vive momento de impasse devido aos conflitos entre os Poderes Judiciário e Legislativo. Os ministros da Suprema Corte hondurenha foram convocados pelo presidente da corte, Jorge Rivera Avilés, para definir medidas que impeçam o agravamento da crise institucional, deflagrada em dezembro com a destituição de quatro dos cinco ministros.
A destituição foi aprovada pelo Parlamento de Honduras, que também indicou o nome dos substitutos. Para os ministros, o Legislativo tenta interferir nas ações do Judiciário. Judiciário e Legislativo divergem sobre o processo de depuração da polícia de Honduras. Em 12 de dezembro, o Parlamento aprovou a destituição dos ministros por 91 votos favoráveis e 31 contrários. Na ocasião, o presidente de Honduras, Porfirio Pepe Lobo, não se manifestou sobre a decisão.
Foram destituídos de suas funções José Antonio Gutiérrez Navas, presidente da corte; Enrique Gustavo Bustillo Palma; Rosalinda Cruz; e José Francisco Ruiz Sequeira Gaekel. Em meio à disputa de forças, parlamentares defenderam uma consulta popular para que os eleitores decidissem como conduzir o impasse.
O clima delicado da política hondurenha é constante nos últimos anos desde 2009. Em junho de 2009, o então presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto, quando integrantes das Forças Armadas, do Parlamento e do Judiciário se uniram para retirá-lo do poder. Zelaya foi retirado de casa durante a madrugada e obrigado a deixar o país, quando seguiu para a Costa Rica. Três meses depois, ele pediu abrigo na Embaixada do Brasil em Honduras, onde ficou por cerca de 120 dias. Com informações da Agência Brasil.
Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com