O Centro de Estudos em Segurança e Cidadania (CESeC), do Rio de Janeiro, está realizando uma campanha diferente sobre a política de drogas vigente no Brasil. Intitulada “Da Proibição Nasce o Tráfico”, a campanha utiliza estratégias criativas de comunicação para demonstrar como o modelo de “guerra às drogas” falha em seu principal objetivo: diminuir o consumo de drogas e garantir segurança e bem-estar.
Para começar, cinco grandes cartunistas brasileiros cederam seus traços para ilustrar, através de cartuns, como a criminalização da produção, comercialização e consumo das drogas tem sido trágica: Laerte, Angeli, André Dhamer, Arnaldo Branco e Leonardo.
Três deles (Laerte, Dahmer e Arnaldo) deram depoimentos falando sobre a adesão ao movimento:
Me chamou a atenção a ilustração abaixo, feita por André Dhamer, denunciando a sensação de impotência dos policiais que tentam lidar, sozinhos, com algo impossível de resolver através das atuais políticas:
Já Laerte Coutinho, indagou sobre quem, de fato, leva vantagem com as mortes ocasionadas pelo combate ao tráfico e à produção (maiores que as mortes em virtude do consumo):
Para ter acesso a outras peças da campanha, ler mais sobre o assunto, discordar, concordar e estudar basta acessar o site www.daproibicaonasceotrafico.com.br.
Danillo Ferreira
Contato: abordagempolicial@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada