Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 25 de junho de 2013

A manifestação do cidadão é pacifica, mas a repressão será violenta

Por: José Luiz Barbosa

Nos últimos dias, após intensas manifestações dos cidadãos pelas ruas das principais capitais brasileiras, temos visto uma infinita agenda de reivindicações, que vão desde a redução da tarifa do transporte público, até a tão sonhada reforma política, mas empurrada com a barriga pelo Congresso Nacional, a pelo menos dez anos.

As manifestações surpreenderam políticos, autoridades e estudiosos, que até o momento estão ainda a analisar o fenônemo, enquanto os governantes agem ainda perdidos, pois não esperavam tamanha indignação que tomou conta dos brasileiros, e que a revolta popular ganharia dimensão nacional, e chegaria inclusive a municípios pequenos do interior do País.

Mas, apesar da festa da democracia, que está assustando os políticos e governantes, a reação dos órgãos de segurança pública, está sendo desproporcional e em muitos casos, com excesso de violência e agressividade, ainda que sejam tratados como casos isolados, o que somente aumenta a tensão e acirra os ânimos já exaltados dos manifestantes, mesmo os que participam pacificamente.

A lógica do terror, do medo e do pânico, estão sendo as estratégias aplicadas para desestimular, e demover os cidadãos de manifestar e expressar sua opinião e descontentamento contra a corrupção generalizada que invadiu e se enraizou no poder público, e isto comprovadamente nas três esferas de poder, nos níveis municipal, estadual e federal.

Há um clima de confronto e violência sendo difundido e sutilmente potencializado para se coibir e esvaziar o legitimo direito a exigir respeito, ética, transparência, probidade, e honestidade no trato do interesse e das causas públicas.

Paradoxalmente, as manifestações estão ocorrendo exatamente no regime democrático  e no estado de direito, o que é forte indicativo de que as demandas dos cidadãos, não estão sendo atendidas e nem discutidas pelos governos e seus representantes, e se no período da ditadura havia o cerceamente e cassação de direitos, o que vemos hoje é na verdade a negação e violação destes mesmos direitos, proclamados na Constituição da República, que é descumprida e desrespeitada todos os dias.

Na manifestação de quarta-feira, durante o jogo do Brasil e Uruguai, mais uma vez vamos para às ruas, e como sabemos haverá a possibilidade concreta de ações policiais mais firmes e vigorosas, e se a manifestação do cidadão é pacíficia, a repressão poderá ser violenta, assim é importante que cada um seja um mensageiro da paz e das mudanças pelas quais estamos lutando.

Vamos às ruas sim, sem agressão, violência, ou confronto com os policiais militares, pois assim como os cidadãos, todos estão vibrando com os acontecimentos, e se sentem tão desrespeitados e indignados com os desmandos, abusos, corrupção e com todo descaso com os direitos, interesses, e problemas recorrentes da sociedade. 

Presidente da Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade, ativista de direitos e garantias fundamentais, especialista em segurança pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com