Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Voluntário em protesto, médico relata omissão por parte da PM

No sábado (22), manifestação em BH terminou em confronto e vandalismo.

Polícia nega que tenha havido negligência.
protestoO médico Giovano Iannotti, de 38 anos, participou da última grande manifestação em Belo Horizonte, no sábado (22), como voluntário e conta ter visto exageros por parte da Polícia Militar (PM) ao lidar com os integrantes do protesto, assim como a omissão de socorro a feridos. O ato, que reuniu cerca de 70 mil pessoas, foi marcado por confronto e vandalismo. Quarenta e oito pessoas, entre elas dez policiais, ficaram feridas neste sábado.

Iannotti se uniu aos protestos pela redução das tarifas do transporte público em Belo Horizonte na última segunda-feira (17) como um dos manifestantes, mas, desde então, passou a atender os vários feridos e a montar equipes para garantir o resgate a todos, mesmo com a violência ao redor. Neste sábado, por causa das dificuldades, os voluntários convocados por ele teriam sido até obrigados a abandonar feridos em tratamento. “Eles aguentaram enquanto puderam, imobilizando o paciente. Chegou um momento que a PM atirou tanto que eles tiveram que deixá-lo morrendo lá”, contou sobre a tentativa de salvar um jovem após ele ter caído de um viaduto.

Com cerca de 40 integrantes, entre profissionais e estudantes, a equipe de atendimento foi montada em função da experiência com o primeiro protesto, na segunda-feira (17). Na ocasião, Iannotti participou com o meio de transporte usado por ele para transitar na capital mineira: a bicicleta. Seguindo à frente dos manifestantes, explicou ele, teria presenciado ações questionáveis dos policiais. O número de feridos se tornou um incômodo, resultando na convocação.

Antes do protesto seguinte, na quinta-feira (20), os voluntários se prepararam para tratar os tipos de ferimentos mais comuns, levando com eles kits para primeiros-socorros. Na data, no entanto, ele disse ter ficado feliz por não ter surgido nenhum trabalho. Iannotti esperava a mesma tranquilidade no sábado, mas o clima da manifestação mudou completamente quando a linha de frente do grupo encontrou o bloqueio dos militares na Avenida Abraão Caram, próximo à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Quando bombas começaram a ser lançadas de ambos os lados e manifestantes provocavam a PM, afirmou Giovano, ele e os voluntários montaram um pequeno posto de atendimentos na Avenida Antônio Carlos, sendo preciso recuar às vezes por causa das bombas. Eles também vestiram jalecos para facilitar a identificação como médicos.

Durante a confusão, ele diz que identificou aos policiais para atender os feridos, mas teria sido impedido e ameaçado. Quando um jovem caiu do viaduto sobre a Av. Antônio Carlos, Iannotti tentou socorrê-lo, improvisando uma maca, e, mais uma vez, como conta, teve a ajuda da PM negada. “Era preciso evacuar essa vítima o mais rápido possível porque a situação clínica dele não era boa”, disse.

O médico relata que, em determinado momento, um homem mascarado se apresentou como policial e ofereceu ajuda para levar o ferido até a área protegida pela PM. “Não sei se ele falou verdade ou se falou mentira, mas pouco tempo depois os tiros diminuíram”, pontua. A PM nega a presença de militares não identificados no local. Lá, Iannotti disse ter visto uma ambulância e ter se dirigido em direção ao carro para colocar um ferido, mas um oficial contou que o serviço era exclusivo a policiais. O mesmo foi dito quando o médico teria pedido equipamentos emprestados. “Como alguém impede de usar uma ambulância quando há gente morrendo?”, questionou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com